Vereador propõe hospital veterinário público na Serra e convoca audiência para discutir abandono e maus-tratos

Compartilhe:
vereador audiência
Crédito: Divulgação leitor

A Serra poderá ganhar um hospital veterinário público com serviços como castração, internação e cirurgias. Essa é a proposta que poderá ser debatida em audiência pública marcada para o dia 2 de setembro, às 18h, no plenário da Câmara de Vereadores. O requerimento é de autoria do vereador Jefinho do Balneário (Podemos), que defende a doação de uma área pública para a construção da unidade. A cidade ocupa hoje a terceira colocação no ranking de maus-tratos a animais no Espírito Santo.

Com o tema “Animais em Situação de Rua: Desafios, Políticas Públicas e Melhor Aplicação de Recursos para o Bem-Estar Animal”, a audiência irá reunir representantes da Prefeitura da Serra, Ministério Público, delegacia especializada, ativistas, protetores independentes e ONGs. 

A intenção, segundo o vereador, é unir forças entre os poderes públicos e a sociedade civil para avançar na proteção animal.

“Vamos ouvir os protetores e buscar uma parceria público-privada para, junto com o prefeito, tentarmos a doação de uma área para construir um hospital veterinário público na Serra”,disse Jefinho. Crédito: Divulgação

“A audiência pública que nós vamos fazer é para debater a melhor forma de aplicação dos recursos que vão chegar do Governo do Estado e do Governo Federal. Vamos ouvir os protetores e buscar uma parceria público-privada para, junto com o prefeito, tentarmos a doação de uma área para construir um hospital veterinário público na Serra, com internação, cirurgias, castração e outros serviços para os animais”, afirmou Jefinho ao Tempo Novo.

Serra pode ter até 15 mil animais abandonados

Com cerca de 152 mil animais domésticos, sendo 114 mil cães e 38 mil gatos, a Serra pode ter de 7.600 a 15.200 animais abandonados vivendo nas ruas, segundo estimativas baseadas em diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, a cidade já registrou 16 ocorrências de maus-tratos até maio de 2025, segundo dados do Observatório da Segurança Pública. Vila Velha lidera com 24 casos, seguida por Vitória (22). Entre os 210 registros em todo o Espírito Santo este ano, os cães foram as principais vítimas (160), seguidos por aves (64) e gatos (38).

Os tipos de violência mais recorrentes incluem espancamentos, envenenamentos, confinamento em locais impróprios, abandono e atropelamentos.

Os números do ES mostram crescimento mês a mês:

Janeiro: 34 casos

Fevereiro: 41

Março: 48

Abril: 44

Maio: 43

Como denunciar

Maus-tratos a animais é crime. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181 ou no site disquedenuncia181.es.gov.br.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também