A Serra poderá ganhar um hospital veterinário público com serviços como castração, internação e cirurgias. Essa é a proposta que poderá ser debatida em audiência pública marcada para o dia 2 de setembro, às 18h, no plenário da Câmara de Vereadores. O requerimento é de autoria do vereador Jefinho do Balneário (Podemos), que defende a doação de uma área pública para a construção da unidade. A cidade ocupa hoje a terceira colocação no ranking de maus-tratos a animais no Espírito Santo.
Com o tema “Animais em Situação de Rua: Desafios, Políticas Públicas e Melhor Aplicação de Recursos para o Bem-Estar Animal”, a audiência irá reunir representantes da Prefeitura da Serra, Ministério Público, delegacia especializada, ativistas, protetores independentes e ONGs.
A intenção, segundo o vereador, é unir forças entre os poderes públicos e a sociedade civil para avançar na proteção animal.

“A audiência pública que nós vamos fazer é para debater a melhor forma de aplicação dos recursos que vão chegar do Governo do Estado e do Governo Federal. Vamos ouvir os protetores e buscar uma parceria público-privada para, junto com o prefeito, tentarmos a doação de uma área para construir um hospital veterinário público na Serra, com internação, cirurgias, castração e outros serviços para os animais”, afirmou Jefinho ao Tempo Novo.
Leia também
Serra pode ter até 15 mil animais abandonados
Com cerca de 152 mil animais domésticos, sendo 114 mil cães e 38 mil gatos, a Serra pode ter de 7.600 a 15.200 animais abandonados vivendo nas ruas, segundo estimativas baseadas em diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além disso, a cidade já registrou 16 ocorrências de maus-tratos até maio de 2025, segundo dados do Observatório da Segurança Pública. Vila Velha lidera com 24 casos, seguida por Vitória (22). Entre os 210 registros em todo o Espírito Santo este ano, os cães foram as principais vítimas (160), seguidos por aves (64) e gatos (38).
Os tipos de violência mais recorrentes incluem espancamentos, envenenamentos, confinamento em locais impróprios, abandono e atropelamentos.
Os números do ES mostram crescimento mês a mês:
Janeiro: 34 casos
Fevereiro: 41
Março: 48
Abril: 44
Maio: 43
Como denunciar
Maus-tratos a animais é crime. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Disque Denúncia 181 ou no site disquedenuncia181.es.gov.br.

