
Facilitar o acesso ao ensino superior para moradores do município da Serra. Este é o objetivo de um projeto que foi apresentado na Câmara da Serra pelo vereador Willian Miranda que autoriza a Prefeitura da Serra a criar e construir uma Universidade Municipal.
De acordo com o projeto, a Universidade Municipal da Serra teria como prioridade atender aos moradores locais, abrindo a possibilidade para outros interessados em seguida. Inicialmente, a instituição ofereceria cursos noturnos e utilizaria prédios escolares municipais que não estão em uso durante esse período.
Uma das características da Universidade seria que metade das vagas, 50% delas terá como destino alunos de escolas públicas, com critérios de avaliação ao longo do ensino médio, de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação. A outra metade seria destinada a qualquer interessado que passasse por um processo seletivo vestibular.
+ Governo do Estado anuncia abertura de 3 concursos públicos com salários de até R$ 7 mil
Leia também
Um ponto fundamental destacado no projeto é a gratuidade do ensino superior oferecido pela Universidade Municipal da Serra. Os alunos estariam isentos de mensalidades e taxas de matrícula, tornando o acesso ao ensino superior mais inclusivo.
O projeto também prevê que o regimento da universidade, regulamentado por meio de decreto, definirá os cursos a serem ministrados, com um mínimo de quatro opções. Além disso, estabelece um prazo máximo de dois anos para a construção do prédio da universidade a partir da data de sua criação.
Em sua justificativa o vereador William Miranda, ressalta a importância de oferecer ensino superior público, gratuito e de qualidade aos jovens da Serra.
“Muitos deles lutam para conseguir vagas nas universidades federais, e a criação da Universidade Municipal abriria novas oportunidades educacionais. Minha proposta visa não apenas fornecer uma infraestrutura adequada, com salas de aula modernas e laboratórios bem equipados, mas também promover a formação de profissionais éticos e competentes, capazes de contribuir para o desenvolvimento do município com responsabilidade social”, disse o parlamentar.
O projeto agora aguarda análise e votação na Câmara Municipal da Serra, se aprovado segue para o prefeito Sergio Vidigal para ser sancionado ou não.

