Vereador pode ser expulso do PV na próxima semana

Compartilhe:
Caso Tio Paulinho seja expulso, poderá ficar inelegível para as eleições. Foto: Divulgação
Caso Tio Paulinho seja expulso, poderá ficar inelegível para as eleições. Foto: Divulgação
Caso Tio Paulinho seja expulso, poderá ficar inelegível para as eleições. Foto: Divulgação

Conceição Nascimento

Às vésperas do registro de candidatura, o vereador da Serra, Tio Paulinho (PV) pode ficar sem legenda e ser impedido de disputar a reeleição. Estava marcada para a noite desta quinta-feira (2), às 19h – após o fechamento desta edição – a formação da Comissão de Ética do Partido Verde (PV), que vai deliberar sobre a permanência do vereador nas fileiras da legenda. A comissão irá analisar o relatório enviado pela direção municipal do PV que aponta diversas situações onde o Tio Paulinho não seguiu a orientação partidária.

As informações são do presidente municipal do PV, Marcelo Melo. “Somos aliados do prefeito Audifax Barcelos (Rede), temos ética partidária. O vereador, ao votar contra a CPI do IPS e a favor da instituição da CPI da Saúde, deixou dúvidas sobre com quem está fidelizado. A comissão será instaurada e o vereador será convidado a apresentar as razões pelas quais rompeu com a ética partidária”, explicou Melo.

A presidente estadual do PV, Cidinéia Fontana, confirmou que a Comissão de Ética vai ser instalada para avaliar o comportamento partidário do vereador. “Ele não está adotando as atitudes determinadas pelo partido. Se for expulso, não poderá ser candidato, pois precisa de seis meses para filiação”, adiantou ela.

Perguntado se tinha conhecimento do processo e das acusações mencionadas, Tio Paulinho disse que acreditava se tratar de especulação. “Desconheço tais denúncias e, caso venha a ocorrer alguma reunião neste sentido, irei acompanhado do meu advogado. Se esse processo for à frente e se eu for excluído do partido vou recorrer à exaustão, mas não acredito que isso venha a acontecer”.

O especialista em Processo Civil e Direito Eleitoral, Kayo Ribeiro, explica que caso seja afastado do partido, o vereador pode ficar impossibilitado de concorrer às eleições, já que o prazo para troca de legenda já expirou em dois de abril, porém, dependendo da linha de defesa adotada pelo vereador, o Judiciário pode intervir na decisão partidária.

Entenda o caso: O clima esquentou entre o vereador e o partido logo depois que Tio Paulinho deu o voto de minerva para abrir a CPI da Saúde, que vai em desencontro com os interesse do prefeito Audifax (Rede). Na outra ponta o parlamentar não assinou a CPI do IPS que versa contra a gestão do ex-prefeito Sérgio Vidigal.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também