Vereador de Vitória volta a atacar a Serra e quer intervenção da Vale para barrar obra da Terceira Via

Aliado de Lorenzo Pazolini, o vereador Maurício Leite voltou a atacar a Serra.
Compartilhe:
Vereador Vitória Terceira Via Serra Vale Obra
O vereador de Vitória perdeu a calma, voltou a atacar a Serra e ainda sugeriu intervenção da Vale para impedir obra da Terceira Via. Crédito: Divulgação

O vereador de Vitória, Maurício Leite (PRD), aliado político do prefeito Lorenzo Pazolini, voltou a disparar ataques contra a cidade da Serra durante a sessão desta segunda-feira (11) na Câmara da Capital. Visivelmente irritado, o parlamentar dedicou todo o seu tempo de fala para tentar alimentar uma rivalidade entre os dois municípios, atingir a imprensa e até pedir que a Vale interfira para impedir a construção da Terceira Ligação.

Leite culpou a Serra por alagamentos em Jardim Camburi e, mais uma vez, se colocou contra a obra que promete melhorar a mobilidade entre as duas cidades. Na semana passada, ele já havia criticado o projeto e exigido “contrapartidas” da Serra, afirmando que a nova via prejudicaria bairros da capital como Jardim Camburi, Mata da Praia e Jardim da Penha.

A reação desta segunda-feira ocorreu após a forte repercussão negativa de suas declarações, que foram noticiadas pelo Tempo Novo e criticadas por moradores da Serra e Vitória, além de vereadores serranos. Nas redes sociais, o vereador apagou comentários contrários e bloqueou a interação pública, permitindo apenas manifestações de apoiadores e assessores.

No plenário, Leite partiu para o ataque contra a liberdade de imprensa, chamando o jornal Tempo Novo de “jornalzinho” e “jornaleco” e acusando o veículo de publicar “inverdades” sobre sua postura. “Dito isso porque foi dito pelo jornalzinho. Jornalecos, lá na Serra o tal do Tempo Novo, que foi falar inverdades para os moradores da Serra sobre esse vereador. O vereador conhece a cidade de Vitória e os interesses públicos”, afirmou.

O vereador ainda insinuou irregularidades no contrato internacional firmado pela Serra para obras de infraestrutura, aprovado pelo Senado Federal e financiado pelo Novo Banco de Desenvolvimento (BRICS), sem apresentar qualquer prova. “Já com dinheiro publicado de R$ 230 milhões do BRICS. Quando a gente ouve essa palavra, a gente fica pensando até o que tem de pano de fundo”, disse.

Em outro momento, Leite chegou a sugerir que a Vale barre o projeto da Terceira Ligação. “Eles têm que conversar com a Vale. Sem esse estudo que vai atender a cidade de Vitória, a Vale do Rio Doce não pode liberar para eles esse projeto de qualquer jeito, sem discutir com a cidade de Vitória”, declarou.

A Terceira Ligação, também chamada de Terceira Via, é considerada estratégica para reduzir o trânsito entre e melhorar o escoamento de veículos entre Serra e Vitória. A obra da Prefeitura da Serra já vai entrar em fase de licitação e pode ser iniciada entre o final de 2025 e início de 2026.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também