Vereador apresenta projeto que obriga Prefeitura a divulgar dados de quem foi vacinado na Serra

Compartilhe:
A cidade segue vacinando idosos e profissionais de saúde contra o coronavírus. Foto: Everton Nunes | Secom
Governador, prefeito e secretária de Saúde da Serra em vacinação de idoso. Foto: Divulgação

Com população estimada em 520 mil pessoas, a Serra já aplicou cerca de 220 mil doses de vacina contra a Covid-19, das quais 55 mil pessoas já forma imunizadas com as duas doses. Esses dados são repassados pelo Governo do Estado por meio do Painel Covid-19. Entretanto, o vereador do município, William Miranda, quer que a Prefeitura da Serra também apresente dados e informações de seus vacinados.

Ele apresentou um projeto de lei, que foi lido no expediente do dia na sessão ordinária da Câmara da Serra na última quarta-feira (30). De acordo com o documento, a Prefeitura será obrigada a divulgar a relação das pessoas atendidas pelo programa de vacinação municipal contra Covid-19.

Em seu artigo 1º, o projeto define que seja publicada uma lista, no site oficial da Prefeitura da Serra, contendo número do CPF, local de atendimento onde foi feita a imunização, data de aplicação da 1ª e da 2ª dose. Apesar do nome dos vacinados não constar no artigo citado, ele figura como item na justificativa apresentada pelo parlamentar.

O vereador defende ainda que essa medida vai trazer mais transparência no processo de vacinação populacional e que pode ser uma forma de inibir práticas irregulares.

“É o principio da transparência, que entendemos ser necessária uma resposta rápida e eficaz, através da divulgação do nome das pessoas imunizadas, como forma de garantir o controle social do processo, de coibir ou intimidar eventuais tentativas de burlá-lo, e de protegê-lo de qualquer tentativa de privilegiar pessoas através do conhecido, tradicional e imoral ‘fura fila’”. disse William.

Com a leitura do Projeto, ele se torna apto para ser posto em votação nas próximas sessões. Caso aprovado, o PL seguirá para avaliação do Prefeito da Serra, Sérgio Vidigal. Nesta etapa, o projeto pode ser sancionado e regulamentado para virar uma Lei Municipal; ou, pode ser vetado pelo Poder Executivo; neste caso, o documento retornará a Câmara para que os vereadores mantenham ou derrubem o veto.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também