O sol e o calor típicos do verão são a combinação perfeita para estimular algumas pessoas a iniciar ou retomar a prática de atividades físicas, o que eleva a procura por treinos, que quando não recebem orientação adequada, podem elevar o risco de lesões.
A prática de exercícios sem orientação de um profissional pode resultar em distensões, entorses de tornozelo e joelho, tendinites, como as do tendão de Aquiles e do tendão patelar, e lesões por sobrecarga, como fascite plantar e dor anterior no joelhos. Além destes danos, é preciso atenção especial ao preparo físico individual, hidratação e execução correta durante os treinos.
Campeão mundial por cinco vezes, o ex-goleiro da Seleção Brasileira de Beach Soccer Mão foi campeão opina sobre a importância de cuidar do corpo em qualquer nível de prática esportiva. “Não existe rendimento sem preparo. Treinar sem aquecer, sem hidratação e sem respeitar os limites do corpo é o caminho mais curto para a lesão, seja no esporte profissional ou amador”, afirmou.
Para treinar com segurança durante o verão, especialistas recomendam hidratar-se antes, durante e após o exercício; escolher horários mais amenos, como início da manhã ou fim da tarde; realizar aquecimento adequado; aumentar a carga progressivamente; usar roupas leves e calçados adequados; e respeitar os sinais do corpo.