Veja vídeo: Polvo da Serra faz passeio em praia e chama atenção de banhistas

Compartilhe:
serra
Crédito: Divulgação
serra
O polvo ‘apareceu’ na praia da Serra e chamou atenção de banhistas. Crédito: Divulgação

Um polvo da espécie ‘Octopus Vulgaris’ fez um passeio pela praia de Costa Bela, na Serra, e chamou atenção dos banhistas que estavam pelo local. Um morador da região gravou um vídeo do animal que apareceu na manhã desta segunda-feira (29).

O polvo estava passando por cima dos corais da praia, quando o internauta Bruno Macedo o viu e decidiu tirar fotos e fazer vídeos. As imagens ganharam repercussão na internet. O banhista destacou que a maré estava baixa no momento do encontro.

“Eu consumo ir retirar alguns resíduos plásticos, vidros, tampinhas que ficam entre os corais porque depois a maré sobe e não tem como mais. Aí foi nesse momento que encontrei o polvo. É bem comum na região”, contou o morador da Serra.

O Jornal TEMPO NOVO conversou com um biólogo para entender melhor sobre o animal. Segundo Cláudio Santiago, o polvo é da espécie Octopus Vulgaris e é muito comum na região de Manguinhos e em outros balneários da Serra e do Espírito Santo.

Leia também: Serra terá mutirão com médico, psicólogo, exame de ultrassom e dentista de graça neste sábado

“Ele não apareceu na praia, esses polvos vivem ali. Essa espécie fica num tamanho bem grande, mas não é daqueles gigantes. Na maré baixa, eles ficam mais visíveis”, explicou.

Cláudio ainda disse que esses polvos são muitos importantes para o litoral capixaba, inclusive para o da Serra. “Eles são importantes para o litoral e para as cadeias alimentares. É um dos animais mais inteligentes que existem. São incríveis, mas muitos maltratados e mal cuidados”, afirmou.

O biólogo ainda alertou para que os banhistas não incomodem o animal quando o virem. “O único risco é ele agarrar na mão da pessoa com seus tentáculos, mas fora isso não apresenta perigo. Mesmo assim é crime incomodar esses animais. Temos que deixá-los em paz”, destacou.

Pesca irregular na Serra é um dos principais problemas

Um dos problemas enfrentados por esses animais é a pesca irregular. Segundo Cláudio, muitos pescadores aproveitam a maré baixa e caçam polvos que são muitos novos. “Eles pegam aqueles que são abaixo da idade adulta. Isso é muito ruim; esse deu sorte”, finalizou.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também