A partir desta quinta-feira (18) todo o Espírito Santo entrará em quarentena durante 14 dias. A medida será estendida até o dia 31 de março e por meio de coletiva de imprensa, na tarde desta terça-feira (16) o governador do Estado, Renato Casagrande e o Coronel Cerqueira do Corpo de Bombeiros, explicaram o que poderá funcionar neste período.
São consideradas atividades essenciais: Assistência à saúde, serviços públicos considerados essenciais, atividades industriais, atendimento social, segurança pública, atividades agropecuárias, mercados, farmácias, atividade envolvendo equipamentos de infraestrutura ou de insumos sociais. Comercialização de serviços animais, relacionado à energia elétrica, transporte público, telecomunicações, funerárias, agências bancárias, serviços postais, construção civil, atividades ligadas a combustíveis. Distribuição de água, jornalismo, limpeza urbana, igrejas e templos, pesca, locação de veículos e hotéis e pousadas.
Restaurantes permitidos a funcionar somente com entrega. Hotéis e pousadas poderão operar com limite de 50% da capacidade.
Serviços não essenciais poderão trabalhar com delivery. Já os condomínios, o uso das áreas comuns deverá ser limitada a um apartamento. No Transcol também serão suspensos por 14 dias o uso do passe escolar por 14 dias. Também estão proibidas reuniões fora do núcleo familiar e uso espaços públicos de lazer.
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, frisou que o objetivo é proteger o sistema do colapso. “Ao chegar ao gatilho, deveríamos tomar medidas mais rígidas às atividades sociais. Alcançamos 91% de ocupação dos leitos de UTI para a Covid-19. Desde a quarta-feira passada tivemos aumentos intensos nas internações. Tivemos três dias com mais de 150 pacientes internados. Nesse momento, disparar essas medidas do risco extremo é proteger o sistema de saúde do colapso e diminuir a pressão hospitalar para garantir acesso a todos os atingidos pela Covid-19. Nesses 14 dias, o objetivo é interromper a cadeia de transmissão de forma abrupta.”
Confira as atividades essenciais:
Veja o que terá que ficar fechado: