3ª Via entre Serra e Vitória: veja como será a mega rodovia de R$ 240 milhões

A nova rodovia entre Serra e Vitória vai custar R$ 240 milhões.
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3ª Via Rodovia Serra Vitória
A nova rodovia será construída entre Serra e Vitória. Crédito: Divulgação

A tão esperada 3ª Via entre Serra e Vitória está prestes a se tornar realidade. O projeto executivo já foi finalizado e o contrato de financiamento internacional, firmado com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), garante os recursos para tirar a obra do papel. Agora, a próxima etapa será a liberação das áreas necessárias para o processo licitatório, previsto para começar nos primeiros meses de 2025.

Com investimento de cerca de R$ 240 milhões, a nova rodovia promete transformar a mobilidade da Grande Vitória. A ligação será uma alternativa moderna aos atuais corredores sobrecarregados, como a BR-101, a Avenida Norte Sul e a Rodovia das Paneleiras.

O projeto prevê vias expressas, viadutos, elevados e ciclovias, oferecendo mais fluidez e segurança no deslocamento diário.

Vídeo mostra detalhes da 3ª Via entre Serra e Vitória

Para viabilizar a obra, a Prefeitura da Serra contratou um empréstimo de US$ 57,6 milhões (aproximadamente R$ 345 milhões na cotação atual) junto ao NDB, também conhecido como Banco dos BRICS. Do total, R$ 240 milhões serão destinados exclusivamente à construção da nova ligação viária, enquanto o restante financiará intervenções de mobilidade em outras regiões do município, conforme informado pelo Portal Tempo Novo.

O NDB é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul e tem como objetivo apoiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em seus países-membros. Essa é a primeira vez que a Serra acessa um financiamento internacional desse porte, o que marca um avanço inédito na capacidade de investimento do município.

Como será o trajeto da 3ª Via?

O ponto inicial será na Avenida Brasil, em Novo Horizonte. A partir dali, estão previstas a construção de vias expressas e de viadutos próximos à ArcelorMittal, além da passagem por Jardim Limoeiro e ligações diretas ao Terminal de Carapina.

Quem utiliza a BR-101 ou ruas internas de Carapina terá novos acessos pelas ruas Castelo e Nelcy Lopes Vieira. O projeto ainda inclui um contorno em Manoel Plaza para facilitar a integração com a Avenida Norte Sul. Outro destaque será a construção de um mergulhão em parceria com o Governo do Estado, eliminando os congestionamentos provocados pelo semáforo no encontro das avenidas João Palácio e Rio Amazonas.

Expansão até Vitória

3° Via entre Serra e Vitória. Crédito: Divulgação

Na segunda fase, está prevista a ampliação até o bairro Jardim Camburi, em Vitória. Essa etapa depende de negociações com a Vale, a ArcelorMittal e a Prefeitura da capital. O traçado preliminar considera trechos das avenidas Dante Michelini e Munir Hilal, além da região próxima ao condomínio Atlântica Ville.

Segundo o prefeito da Serra, Weverson Meireles, os efeitos vão muito além da mobilidade urbana.

“Essa ligação vai conectar Jardim Camburi a Carapebus, melhorando o trânsito e valorizando a orla da Serra. É um passo importante para gerar empregos e fortalecer a economia local”, destacou.

A nova rodovia é considerada a maior obra viária da Serra desde a construção da Norte Sul, nos anos 1980, e a duplicação da BR-101, na década de 1990. Para os moradores, a expectativa é de redução significativa no tempo de deslocamento, mais alternativas de trajeto e valorização de áreas próximas ao percurso.

Um marco para a Grande Vitória

Com a 3ª Via, a Serra dá um passo histórico em direção a uma mobilidade mais eficiente e sustentável. A obra, que já é vista como divisor de águas para a infraestrutura da região metropolitana, promete mudar a rotina de milhares de motoristas e passageiros que enfrentam congestionamentos diários.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

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