Vandinho diz que redução na conta da EDP é “enrolation” e vai no MP contra ‘abusos” | Portal Tempo Novo

Serra, 24 de julho de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Política

Serra, 8 de maio de 2019 às 15:03

Vandinho diz que redução na conta da EDP é “enrolation” e vai no MP contra ‘abusos”

Por Maria Nascimento
[email protected]

Vandinho sabatinou o presidente da EdP durante audiência na Assembleia. Foto: Lissa de Paula

A EDP anunciou na última terça-feira (07) uma redução de 6,66% em média na conta de luz do capixaba. Crítico da empresa, o deputado Vandinho Leite (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira (08) para refutar o anuncio da redução, classificando-o como “enrolation” e ainda afirmou que vai ao Ministério Público para denunciar “abusos” nas cobranças feitas pela EDP.

A previsão de redução na conta vai valer a partir de agosto e é em decorrência da atualização de cálculos feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que a cada três anos faz uma reavaliação tarifária.

Segundo Vandinho a EDP estaria tentando diminuir a pressão por conta dos recorrentes aumentos nas contas de luz.

“Já denunciei aqui problemas no sistema BT0 que é um sistema adotado pelo EDP de telemedição e que aumentou em muito a conta de energia; já denunciei a cobrança por média das tarifas que EDP faz; já denunciei as cobranças abusivas que a empresa faz quando comparadas com contas do mesmo período do ano passado; é um conjunto enorme de irregularidades, e agora a empresa tenta diminui a pressão sobre ela com esse ‘enrolation”, disparou o parlamentar.

Ele afirma que irá ao Ministério Público para denunciar o que ele classificou como abusos da empresa. “A sociedade tem sofrido muito e isso não atende a população, precisamos de respostas mais concretas. Cá entre nós, um desconto “enrolation” para tentar enganar o capixaba mais uma vez. Apesar dessa pequena vitória, irei dar entrada hoje no MP, contra todos os absurdos cometidos pela EDP que venho denunciando há mais de 2 meses”.

Em conversa passada com a reportagem o deputado já tinha adiantado que deve provocar uma auditoria nas contas da EDP. Inclusive, por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, Vandinho convocou o presidente da empresa para prestar esclarecimentos aos deputados sobre as reclamações de aumento da conta de luz.

A EDP foi provocada para rebater as acusações do parlamentar e disse que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é o órgão responsável pelo cálculo dos índices de reajustes das distribuidoras de energia elétrica, sendo ainda quem regulamenta e fiscaliza o setor elétrico. Disse ainda que a Revisão Tarifária da EDP ES ocorre a cada 3 anos e nos anos subsequentes, ocorrem os Reajustes Tarifários. A ANEEL calculou uma redução média de 6,66% para as tarifas a serem praticadas pela EDP Espírito Santo a partir de 7 de agosto de 2019

A concessionária ainda ressaltou que “se trata de um índice preliminar, uma vez que o período tarifário ocorre de agosto/18 até julho/19, portanto, ainda serão incluídas informações dos meses de maio, junho e julho de 2019, podendo sofrer alteração desse índice”, disse na nota. A EDP finalizou a nota dizendo que a tarifa definitiva será determinada pela ANEEL no início de agosto/19 e entrará em vigor a partir do dia 7 do mesmo mês. “A EDP reforça a informação de que a ANEEL é responsável por calcular as tarifas de energia de todas as concessionárias de distribuição de energia elétrica do País”. 




O que você acha ?

Como você avalia os 6 primeiros meses de Contarato no Senado?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por