
Todo o ano o Carnaval da Serra, assim como em toda Grande Vitória, reúne um grande número de moradores e turistas que querem aproveitar a folia e o litoral. E apesar do clima de festividades, a segurança é uma questão importante para garantir a integridade física dos foliões e a Polícia Militar, sabendo disso, vai realizar uma grande operação de Carnaval com mais de 9 mil policiais atuantes, uso de drones e do Etilômetro passivo, que é um facilitador do conhecido teste do bafômetro.
+ Manguinhos e Jacaraípe terão vias interditadas durante Carnaval | Confira
Além disso, a Guarda Civil Municipal da Serra também terá efetivo reforçado nos principais pontos da cidade, com o apoio da central de videomonitoramento, Olho Vivo.
O coronel Douglas Caus, comandante-geral da PM, afirmou que ao todo serão 9.530 policiais militares atuantes durante os dias de folia com a operação coordenada pelo secretário de segurança pública da Polícia Militar, Alexandre Ramalho. Além dos militares,m a segurança será reforçada por 1.050 policiais civis, 1.345 guarda-vidas e 975 bombeiros militares.
Leia também
“A PM terá um aporte de 9.530 homens ao longo do Carnaval, que serão utilizados em regime de escala. Vale ressaltar a rotina operacional diária da Polícia Militar não será afetada por conta da operação. Na região da Grande Vitória temos as forças especializadas e reforço no litoral. Também vamos reforçar a operação carnaval com o Batalhão de Trânsito e fica a velha frase conhecida: se beber não dirija”, disse o Coronel.
Se tratando de métodos para a segurança no trânsito da cidade, neste ano a Polícia Militar de Trânsito está com novidades tecnológicas para facilitar o trabalho. O popularmente conhecido teste do bafômetro será realizado também através do Etilômetro passivo, que é mais rápido, barato e funciona como um pré-teste do Etilômetro comum.
“Estamos com novidades para otimizar o trabalho do policial militar. Temos o Elitômetro Passivo, que faz um pré-teste, rápido, barato, e em segundos ele sinaliza uma luz verde ou vermelha, que identifica se o cidadão consumiu ou não álcool. Esse equipamento nos permite fazer uma gama de exames. Com oito policiais eu faço dezenas de testes em um único ponto de fiscalização”, disse o Major Flávio Cavatti, que reforçou que o Batalhão Militar de Trânsito vai intensificar a atuação na Grande Vitória para inviabilizar a prática de beber e assumir a direção de veículos.
“Também há o etilômetro que o cidadão faz uso do canudo na boca e mede o álcool em número que aparece no visor. Se for 0,34 ou mais indica que o cidadão esta embriagado, cometeu um crime de trânsito e dessa forma recebe voz de prisão, sendo conduzido para a delegacia para ser autuado em flagrante de delito. Com o etilômetro a gente tira de circulação naquele momento o motorista que está dirigindo sob o efeito de álcool. Você pode se divertir e beber, o que não pode é beber e dirigir nenhum veículo”, disse o Major.
Outra novidade tecnológica que foi apresentada pela polícia militar para reforçar a segurança dos dias de Carnaval é um drone com visão de calor. Além disso, também será utilizado o radar móvel que é comum em rodovias para inibir o excesso de velocidade. Durante coletiva para a imprensa o Major Flávio Cavatti explicou a função dos equipamentos.
“Recentemente adquirimos um drone que faz o monitoramento com visão de calor. Ele permite a identificação de placas mesmo com o veículo em grande velocidade, e em seguida, notifica a polícia caso o automóvel tenha alguma restrição de furto ou roubo. Ele consegue realizar voos de até 40 min e a filmagem consegue identificar pessoas com a visão de calor”, disse Flávio.

