Uso de celular no trânsito lidera ranking de infrações na Serra

Compartilhe:
celular trânsito Serra
Foto: Divulgação
celular trânsito Serra
A Serra possui 56 agentes de trânsito para atender 540 mil habitantes e uma frota de 220 mil veículos. Foto: Divulgação Bruno Leão

Quase 3 mil condutores de veículos foram autuados na Serra no período de janeiro a 7 de março deste ano. A Secretaria de Defesa Social, por meio do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), divulgou recentemente a lista das dez infrações de trânsito mais comuns notificadas em vias que cortam a cidade. Entre as irregularidades mais cometidas por condutores está o uso do celular no trânsito e a falta de uso de cinto de segurança.

Em primeiro lugar, com um total de 643 autos de infração registrados, estão as infrações envolvendo o uso de celular durante a condução do veículo, seja segurando ou manuseando o telefone. É importante ressaltar que essa prática é extremamente perigosa e pode colocar em risco a vida do condutor, dos passageiros e de outros usuários das vias.

Em segundo lugar, com 547 infrações registradas, está a falta de uso do cinto de segurança pelo condutor do veículo. Essa é uma infração que pode causar graves lesões em caso de acidente de trânsito, por isso é fundamental que todos os ocupantes do veículo usem o cinto de segurança.

Em terceiro lugar, com 445 infrações registradas, está o estacionamento irregular em vagas de estacionamento rotativo. É importante lembrar que as vagas rotativas são uma alternativa para facilitar o estacionamento em áreas com grande fluxo de veículos, mas é preciso respeitar as regras de uso e pagamento para evitar infrações.

Na quarta posição, com 271 infrações registradas, está a execução de conversão à esquerda em locais proibidos. Essa é uma infração que pode causar acidentes graves, especialmente em vias com grande fluxo de veículos.

Na quinta posição, com 235 infrações registradas, está o estacionamento em local ou horário permitido pela sinalização. É importante respeitar as regras de estacionamento para garantir a segurança e a fluidez do trânsito.

Em sexto lugar, com 173 infrações registradas, está o estacionamento no passeio. O ato pode prejudicar a circulação de pedestres e consequentemente causar acidentes, além de ser proibida por lei.

+ Trânsito na Serra foi o que mais matou pessoas no ES no mês de janeiro

Na sétima posição, com 137 infrações registradas, está o avanço do sinal vermelho do semáforo. Também é infração grave que pode causar acidentes com consequências graves.

Na oitava posição, com 127 infrações registradas, está o estacionamento do veículo na contramão de direção. Essa prática é proibida por lei e pode causar acidentes graves.

Na nona posição, com 126 infrações registradas, está a circulação pela contramão em vias com sinalização de sentido único. Prática extremamente perigosa e que pode causar acidentes graves.

Finalmente, na décima posição, com 112 infrações registradas, está o estacionamento em local ou horário proibido pela sinalização. É importante respeitar as regras de estacionamento para evitar infrações e garantir a segurança no trânsito.

A Serra possui 56 agentes de trânsito para atender 540 mil habitantes e uma frota de 220 mil veículos.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também