Unidades de saúde devem afixar números da Defensoria Pública

Compartilhe:
Foto: Divulgação

Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 406/2021, que obriga os estabelecimentos públicos e privados de saúde situados na Serra a afixarem, em local acessível e de forma legível, os números de telefone da Defensoria Pública do Espírito Santo.

A matéria é de autoria do vereador Professor Alex Bulhões (PMN) e foi lida durante a sessão da última segunda-feira (7). O objetivo é oferecer o atendimento jurídico gratuito aos cidadãos considerados de baixa renda ou que não podem arcar com os custos gerados por um processo judicial.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Ter acesso à justiça por meio de um advogado é direito de todos, independentemente das condições socioeconômicas. Nosso objetivo é contribuir para aproximar justiça e cidadãos, ajudando a reduzir obstáculos gerados pela desinformação, facilitando o acesso ao serviço. Afinal, estamos falando de um direito assegurado pela Constituição Federal”, explicou Alex Bulhões.

Caso seja aprovada, a medida deve ser adotada em hospitais, maternidades, clínicas, unidades básicas e regionais de saúde, além de unidades de pronto-atendimento (UPAs) de toda a Serra. As sanções para o não cumprimento da lei, caso seja aprovada, vão de advertência à multa num valor de R$ 1.400,00 (em caso de duas ou mais reincidências).

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também