A promotora de Justiça Maria Clara Mendonça Perim, do Ministério Público do Espírito Santo, representará o Estado — e será a única mulher entre os debatedores — em um dos principais encontros nacionais sobre combate à corrupção. O evento, promovido pela Transparência Internacional – Brasil em parceria com o Insper, será realizado na próxima segunda-feira (1º), no Auditório do Insper, em São Paulo.
Neste ano, o debate tem como tema “Corrupção e Crime Organizado: desafios para os setores público e privado no Brasil” e vai destacar o case de transformação do Espírito Santo, que deixou para trás um cenário marcado pela corrupção e pelo domínio do crime organizado e hoje é reconhecido nacionalmente por seus avanços em gestão fiscal, transparência e governança.
Com atuação consolidada na agenda da transparência e no enfrentamento à corrupção, Maria Clara dividirá o painel com nomes de peso, como o governador Renato Casagrande, o professor e ex-secretário da Transparência Capixaba Rafael Simões e o diretor-presidente do ES em Ação, Fernando Saliba.
Conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo, o painel, intitulado “A Virada de Página do Espírito Santo: lições de um Estado que enfrentou o domínio do crime organizado”, será conduzido por Bruno Brandão, diretor-executivo da Transparência Internacional – Brasil, e por Vivian Satiro, gerente-executiva do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper.

