
O senador capixaba Fabiano Contarato fez duras críticas à política do Governo federal em relação à pandemia do coronavirus, durante a oitiva com a médica Nise Yamagucui, nesta terça-feira (1).
“Independente de qualquer embasamento legal, o freio moral e ético da gente fala muito mais alto. Inicialmente quero esclarecer à senhora que há uma diferença gritante entre ciência e medicina. Um médico pode ser um cientista, mas nem todo médico é um cientista. Ciência se faz em laboratório, com pesquisas, com publicações em revistas que são credenciadas para tal. E tudo que fala da senhora, com todo o respeito, vem se fundamentando não em cima da ciência. Um médico jamais pode usar um paciente como cobaia para um tratamento que ele quer”, começou o senador.
Leia também
Ele acrescentou que segundo um levantamento realizado por um portal de notícias, ficou demonstrado que nove, das 10 cidades que distribuíram o ‘Kit Covid’ tiveram taxa de mortalidade maior que as médias estaduais.
“A razão disso é muito simples: além dos efeitos adversos do Kit Covid, as pessoas que tomaram esta medicação acham que estão imunes; consequentemente não cumprem com as regras de distanciamento, não utilizam máscaras, obviamente contraem e são acometidas pela Covid-19”, frisou.
O senador questionou ainda: “ao menos a senhora reconhece que os remédios do Kit Covid não têm efeito preventivo”?.

