TSE alerta eleitores, candidatos e partidos sobre crimes eleitorais no dia da eleição

Compartilhe:
Eleitores de última hora sāo o alvo da boca de urna. Foto: Divulgação
Eleitores de última hora sāo o alvo da boca de urna. Foto: Divulgação

Partidos e cabos eleitorais devem ficar atentos às limitações para o dia do primeiro turno das eleições, marcadas para domingo (7). Neste dia, está proibida a boca de urna e a arregimentaçāo de eleitores, que sāo crimes eleitorais e têm punição prevista de seis meses a um ano de detenção, além de multa. As orientações sāo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Outros crimes previsto na Lei das Eleições, no dia da eleição, sāo o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata, a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos politicos ou de seus candidatos. Eleitores que forem flagrados praticando esses crimes receberão as mesmas puniçōes. 

No dia da eleição é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferencia do eleitor por partido político, coligação ou candidato, por meio de broches, adesivos, bandeiras e outros. 

O uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato também é proibido aos servidores da Justiça Eleitoral, aos mesários e aos escrutinadores, no recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras.

Os fiscais partidários, nos trabalhos de votação, somente podem usar crachás em que constem o nome e a sigla da legenda ou coligação a que sirvam, também sendo vedada a padronização do vestuário.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também