Tropas da Força Nacional iriam atuar na Serra, mas Casagrande leva para Cariacica

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, tutelado por Sérgio Moro, tinha escolhido o município da Serra, mas o Governo Estadual indicou a cidade de
Compartilhe:
O ministério tinha escolhido o município da Serra, mas o Governo Estadual indicou a cidade de Cariacica Foto: Divulgação
O ministério tinha escolhido o município da Serra, mas o Governo Estadual indicou a cidade de Cariacica Foto: Divulgação

O Governo Casagrande decidiu tirar da Serra o novo projeto do governo federal para combater a violência em municípios brasileiros. O programa traria tropas da Força Nacional para o município e ajudaria a combater a violência dentro da cidade. Mas por decisão do governador Renato Casagrande (PSB), o projeto-piloto será desenvolvido em Cariacica.

O Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta é um novo projeto que está em desenvolvimento pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, tutelado por Sérgio Moro. Para as “fases de testes” o ministério tinha escolhido o município da Serra, mas o Governo Estadual indicou a cidade de Cariacica, tirando assim as tropas da Força Nacional, entre outras ações do programa, da Serra.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

O ministério afirmou que para a escolha das cidades foram considerados os critérios de ranqueamento da violência, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), além da aderência dos governos locais para recepção do projeto. O projeto associa ações de força-tarefa e de promoção social para implementação de políticas públicas de segurança e está em fase de planejamento, com previsão de ser implementado no segundo semestre deste ano.

Como justificativa para a indicação de Cariacica, o Governo Casagrande disse que em 2017, “os índices da Serra ainda chamavam mais atenção” e que foram identificadas que “ações do governo estadual e municipal por lá (na Serra) estão revertendo essa tendência”. Além disso, afirmou que Cariacica tem indicadores de criminalidade que não são satisfatórios, tem características geográficas, topográficas e socioeconômicas e que por esse motivo indicaram a cidade para o programa.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também