Troca gratuita de lâmpadas está de volta aos terminais da Serra

Compartilhe:
EDP Lâmpadas Terminais
Crédito: Divulgação

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, traz de volta a Serra a ação itinerante de troca gratuita de lâmpadas antigas por modelos LED e cadastro na Tarifa Social. Após ter passado pelo Terminal de Laranjeiras, a iniciativa agora chega ao Terminal de Carapina, onde o atendimento acontece até o dia 26 de setembro, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 16h. Em seguida, a ação seguirá para o Terminal de Itacibá, em Cariacica, entre 29 de setembro e 10 de outubro, das 8h às 16 horas.

Clientes residenciais da área de concessão podem substituir até 10 lâmpadas antigas por modelos LED, que consomem menos energia e têm maior durabilidade. Para participar, é necessário apresentar documento de identidade, CPF e a última fatura de energia com classificação residencial.

O projeto integra o Programa de Eficiência Energética da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e tem como objetivo promover o uso consciente da energia, contribuindo para a economia nas contas dos clientes e para a preservação do meio ambiente.

Cadastro na Tarifa Social

Além da troca de lâmpadas, os participantes poderão se cadastrar na Tarifa Social, benefício que garante a isenção total no consumo de energia até 80 kWh por mês para famílias de baixa renda inscritas no programa, sendo cobrados apenas impostos e taxas. O benefício faz parte da Medida Provisória 1300/2025 do Governo Federal. Para receber o benefício, o consumidor deve estar enquadrado nos requisitos abaixo:

· Ter renda familiar mensal de até meio salário-mínimo por pessoa que vive na residência;
· Famílias com idosos de 65 anos ou pessoas com necessidades especiais que recebem BPC, o Benefício de Prestação Continuada da assistência social;

· Famílias inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até 3 salários-mínimos, com pessoa portadora de doença ou patologia que demande o uso contínuo de aparelhos elétricos;

· Famílias indígenas e quilombolas;

· Estar inscrito no CadÚnico e com os dados atualizados no sistema;

· Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários-mínimos, que tenham no domicílio portador de doença ou pessoas com deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico exija o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo.

A Tarifa Social é concedida automaticamente para as famílias que têm direito, porém, caso o cliente se enquadre nos critérios e não esteja inserido, pode solicitar por meios dos canais de atendimento da EDP. Todas as informações sobre as regras do benefício estão disponíveis no site www.edp.com.br/tarifasocial.

Mais informações podem ser acessadas pelo WhatsApp (27) 99772-2549, através do 0800 721 0707 e nas agências de atendimento presencial. Com a validação dos dados, o desconto já é aplicado a partir da próxima fatura. Vale lembrar que não é obrigatório que o membro familiar seja o titular da conta de consumo, basta apenas informar o vínculo com o imóvel, e que só é permitido um beneficiário por instalação elétrica. Importante também sempre manter o cadastro atualizado junto ao CRAS do município.

Critérios para participação

· Apresentar fatura de energia residencial atual;
· Levar documentos de identidade (RG e CPF);
· Entregar até 10 lâmpadas incandescentes, halógenas e/ou fluorescentes compactas em funcionamento;
· Ser cliente da área de concessão da EDP.

Confira os locais e datas

Terminal de Carapina – Serra

Quando: 15 a 26 de setembro (segunda a sexta-feira)
Horário de atendimento: 7h às 16h

Terminal de Itacibá – Cariacica

Quando: 29 de setembro a 10 de outubro (segunda a sexta-feira)
Horário de atendimento: 8h às 16h

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também