Em Vila Velha no último sábado (24) policiais militares do batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam 36 pássaros silvestres, durante diligências nos bairros Vale Encantado e Rio Marinho, Vila Velha. Os pássaros estavam sendo mantidos em cativeiro sem o devido registro junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Quatro pessoas foram detidas.
Os 13 canários-da-terra, 10 coleiros, três sanhaços, um trinca-ferro, três garibaldis, um azulão, dois melros, dois sabiás e um bico-de-lacre, foram encaminhados ao final da ocorrência para o viveiro da 1ª Companhia Ambiental em Cariacica, onde receberam os cuidados necessários e posteriormente encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Barra do Riacho (Aracruz) para avaliação, tratamento e posterior reintrodução na natureza.
Em relação aos quatro acusados, foram confeccionados termos circunstanciados ambientais, para que eles se apresentem em juízo, a fim de prestarem maiores esclarecimentos.
Vale lembrar que a infringência do inciso III, do parágrafo primeiro, do artigo 29 da Lei 9.605/98, tem pena prevista de detenção de seis meses a um ano, além de multa, que poderá variar de R$ 500,00 a R$ 5.000,00, dependendo da espécie que esteja sendo mantida em cativeiro.