Tribunal Regional Eleitoral proíbe qualquer atividade política que cause aglomerações

Compartilhe:
Políticos defendem adiamento da eleição. Foto: Divulgação

 

O primeiro turno das eleições acontece em 9 dias. Foto: Divulgação

Atividades que provoquem aglomerações estão proibidas no território capixaba. Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral divulgou, na noite desta quinta-feira(5), a Resolução Administrativa TRE-ES nº2/2020, que proíbe, no Estado do Espírito Santo, para as Eleições 2020, a realização de atos presencias de campanha eleitoral causadores de aglomeração.

O documento é assinado pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior e aprovado por unanimidade pelo Plenário do TRE-ES.

Segundo a assessoria do Tribunal, a decisão atende a um pedido da Secretaria de Estado da Saúde. “O Governo do Estado atualizou a portaria deles e encaminhou para o TRE-ES. Vai ser publicada no Diário Oficial hoje”, explicou.

O assessor disse ainda que “as denúncias tem que ser feitas via Pardal. O Ministério Púbico  apura e encaminha para o juiz eleitoral. Também podem ser feitas diretamente ao MP”.

O que diz a portaria: 

Art 1. Os partidos e coligações, por seus representantes, bem como os candidatos e demais cidadãos deverão adotar as medidas descritas nos Pareceres Técnicos da Secretaria Estadual da Saúde, na forma do inciso VI do § 3o do Art. 1o da Emenda Constitucional no 107/2020.

Art 2. Os juízes eleitorais, de ofício ou por provocação, no exercício do poder de polícia, deverão coibir todo e qualquer ato em desacordo com as orientações da autoridade sanitária estadual ou nacional.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também