• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 33.518 casos
  • 683 mortes
  • 32.183 curados
26.1 C
Serra
domingo, 17 janeiro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 33.518 casos
  • 683 mortes
  • 32.186 curados

Tradicional festa de São Benedito será este ano semipresencial e virtual

Leia também

ES recebe 1,5 milhão de seringas para vacinação contra a Covid-19

Chegou ao Estado na manhã deste sábado (16), a primeira remessa de 1,5 milhão de seringas que serão utilizadas...

Advogado mata adolescente que tentava assaltar mulher na Serra

Um adolescente foi morto, na tarde desta sexta-feira (15), ao tentar assaltar uma mulher na avenida Talma Rodrigues Ribeiro,...

Prefeitura fiscaliza bares para flagrar aglomeração e conter Covid-19 na Serra

Pensando em conter o avanço do coronavírus e conscientizar a população, a Prefeitura da Serra está intensificando ações de...
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

O congo é o ritmo mais tradicional da cidade. Foto: Edson Reis

Os mais de 50 mil devotos que lotavam as ruas da Serra Sede durante os dias da tradicional Festa de São Benedito este ano vão acompanhar os festejos no conforto de suas casas. Para evitar o risco de contaminação, devido à pandemia de Coronavírus (Covid-19), o formato da Festa em homenagem ao santo negro foi substituído pelo formato semipresencial e virtual.

A Festa de São Benedito da Serra vai comemorar 175 anos de fé, devoção e tradição e não poderia passar em branco. Foi então que a Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC) npreparou um formato que retratasse um pouco da cultura serrana tão amada e esperada pelo povo.

Uma série de documentários, lives e videoclipes serão exibidos a partir deste sábado (5) até o dia 26. O conteúdo digital promete muitas emoções e surpresas, ao som de muito congo, alegria com seus diversos ritmos e cores. As transmissões acontecerão no canal da ABC/Serra no Youtube (youtube.com/ABCSerra).

“Uma festa que traz em sua essência a alegria das pessoas, a dança, o canto, a união do povo e o povo na rua. Não tivemos outra escolha a não ser de modificar o formato pensando no bem-estar de toda a população, dos festeiros e das bandas de congo e de música”, explica o presidente da ABC Serra, Lucas Barbosa.

De acordo com a ABC/Serra, devido à pandemia do Coronavírus, neste período todas as Festas que fazem parte do Ciclo Folclórico da Serra Serra serão realizadas no formato semipresencial e virtual, como Santiago, Pitanga, Serra Sede, Nova Almeida, Manguinhos e Jacaraípe.

Tradição

A tradicional Festa de São Benedito é uma das maiores festas no Estado em homenagem ao Santo Negro que este ano completa 175 anos de fé e tradição. A realização é da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), Prefeitura Municipal da Serra e Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo – Governo Federal e tem como patrocinador o Banestes e o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

O Dia de São Benedito é comemorado em 26 de dezembro, quando também se comemora o Dia do Serrano.

História

A origem da Festa de São Benedito, contada pelos mais antigos, se dá a partir de um naufrágio de um navio negreiro chamado Palermo na costa capixaba. A lenda seria de que os náufragos pediram proteção a São Benedito e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou trazendo-os à terra firme. Os tripulantes, em gratidão, fizeram a promessa de todo ano, homenagear o santo, pela graça obtida. Daí nasceu o hábito da fincada do mastro durante a festa do congo.

Programação

Festa de São Benedito 2020 – Edição Semipresencial e Virtual

De 05/12/2020 a 26/12/2020

05/12 – Sábado

16h – Exibição da Orquestra de Congo com a participação  do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica/ES e a Banda Estrela dos Artistas.

13/12 – Domingo

15h – Exibição de Documentário sobre a Cortada do Mastro

19/12 – Sábado

16h – Exibição de Documentário com Festeiros e Artesãos do Congo e Vídeo das Bandas de Congo Mirim

25/12 – Sexta

17h – Carreata de São Benedito pelas ruas da Serra Sede

20h – Festival Mestre Antônio Rosa com exibição dos Documentários – Alma de Congo (Glecy Coutinho) e O Congueiro do Santo Preto (Fábio Carvalho) – e Videoclipe com as Bandas de Congo da Serra

26/12 – Sábado

16h – Exibição de Documentário sobre a Puxada e Fincada do Mastro e Live com a Banda de Congo da Serra e a Banda Estrela dos Artistas

Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!