Tiroteio deixa um morto e dois feridos na Serra

Compartilhe:
Reprodução: Redes Sociais

Um tiroteio ocorrido na manhã desta sexta-feira (17) em Balneário de Carapebus, na Serra, terminou com um homem morto e outros dois feridos. O caso, que começou como um ataque por disputa do tráfico de drogas, desencandeou uma perseguição policial por diversos bairros da região.

Segundo informações da Polícia Militar (PMES), os disparos foram efetuados por dois indivíduos em uma motocicleta, que abriram fogo contra um homem na via pública. De acordo com o boletim de ocorrencia, a vítima dos disparos conseguiu, mesmo ferida, pedir socorro a um motorista que passava pelo local. A situação desencadeou uma perseguição que se estendeu por outros bairros da Serra, como Novo Horizonte e Cidade Continental.

Durante a ação, houve nova troca de tiros entre os suspeitos e os militares. Um dos homens que estavam na moto acabou morrendo no confronto, enquanto o outro foi atingido e socorrido em estado grave para uma unidade de saúde da região.

Em nota enviada ao Jornal Tempo Novo, a Polícia Civil (PCES) informa que a ocorrência foi entregue na Delegacia Regional da Serra. O suspeito, um dos ocupantes da XRE, foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio qualificada pelo emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido. Ele será encaminhado ao sistema prisional, assim que receber alta médica. A arma apreendida será encaminhada para o Departamento de Balística Forense, da Polícia Científica (PCIES) juntamente com as munições e carregadores. 

Confusão generalizada

Segundo a PMES, durante patrulhamento pela Avenida Meridional, militares foram abordados por diversos populares solicitando apoio. “Alguns veículos que trafegavam no sentido oposto sinalizavam com os faróis, aparentemente alertando sobre alguma situação adiante. Após percorrer aproximadamente 200 metros, a guarnição visualizou uma aglomeração de pessoas na via. No local, foi constatada a presença de quatro pessoas feridas caídas ao solo, além de três motocicletas com avarias resultantes de uma colisão”. 

Diante da gravidade dos ferimentos, a equipe acionou de imediato o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Foram colhidas informações preliminares com testemunhas, as quais relataram que um veículo Pálio transitava no sentido Balneário de Carapebus x Novo Horizonte, momento em que uma motocicleta XRE, com dois ocupantes, passou a realizar disparos de arma de fogo na direção do Pálio.

O condutor de outra motocicleta, Fazer 125, relatou aos militares que seguia no sentido Bicanga, quando foi atingido pela XRE vindo a cair ao solo, sofrendo lesões na perna e no braço. Já a condutora de uma Honda Elite relatou que também trafegava pela mesma via, no sentido Bicanga, quando foi atingida pelo veículo Pálio, sofrendo uma queda e um corte profundo na perna direita, altura do joelho. Eles foram socorridos ao Hospital Estadual Dr Jayme dos Santos Neves. 

Durante o atendimento, populares entregaram aos policiais um carregador alongado contendo 30 munições de calibre 9mm e um celuldar que estava danificado na tela, que possivelmente pertencia aos ocupantes da XRE. 

Com um dos ocupantes da XRE foi encontrada uma pistola calibre 9mm.

No momento da chegada do socorro, os ocupantes da motocicleta XRE encontravam-se inconscientes, desorientados e com sinais de convulsão. Um deles foi atendido pelo Corpo de Bombeiros, sendo socorrido ao Hospital Jayme dos Santos Neves sob escolta. O outro teve o óbito constatado pelo Samu no local. 

Primeiro ataque

O condutor do veículo Pálio relatou à guarnição que estava no Balneário de Carapebus quando um amigo de infância entrou, abruptamente, em seu veículo, alegando ter sido alvejado na coxa. Na sequência, ele seguiu sentido Novo Horizonte.

Segundo o relato do motorista aos militares, ao passar pelo primeiro trevo de acesso ao bairro, uma motocicleta XRE, com dois indivíduos, interceptou sua trajetória, aguardando-o no trevo seguinte. “Ao passar pelo segundo trevo, os ocupantes da motocicleta efetuaram disparos na direção do veículo, atingindo sua parte traseira. Ao perceber que os disparos não haviam atingido os ocupantes, a motocicleta emparelhou ao lado do veículo, momento em que o condutor, temendo pela própria vida, jogou o automóvel contra a motocicleta, causando o impacto e continuando a fuga até Novo Horizonte, onde solicitou apoio à PM. O amigo do condutor foi socorrido pela PM à UPA, de onde foi transferido ao HEUE pelo Samu. 

A viatura do BPTran compareceu ao local e constatou que o condutor do Pálio não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo tomadas as medidas administrativas cabíveis. A motocicleta XRE foi removida ao pátio, bem como o Pálio. 

Os materiais apreendidos foram entregues na Delegacia Regional da Serra.

Foto de Jady Oliveira

Jady Oliveira

Jady Oliveira é repórter do Portal Tempo Novo, onde cobre temas variados com foco em notícias policiais e acontecimentos do dia a dia na cidade da Serra.

Leia também