Testamos a Foton Tunland V9, a 1ª picape híbrido a diesel do Brasil

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Foton Tunland
A Foton Tunland V9 traz um motor 2.0 turbodiesel Aucan aliado a um “sistema híbrido leve (Mild Hybrid) de 48V”, desenvolvido em parceria com a Bosch. Crédito: Divulgação

 A Fóton Tunland V9 chegou ao mercado brasileiro com a missão de mudar o jogo entre as picapes médias. E não é por menos: ela é a primeira picape híbrida a diesel do Brasil, unindo robustez, tecnologia e eficiência. Testada pelo Jornal Tempo Novo,  com unidade cedida pela Contauto Foton,  a Tunland V9 mostrou que o futuro das picapes pode ser mais limpo, silencioso e ainda assim poderoso.

Design imponente e presença marcante

A Tunland V9 chama atenção logo de cara. Com linhas musculosas, capô elevado e uma ampla grade frontal em preto brilhante, o modelo impõe respeito. Os faróis full LED com luz diurna, as rodas de 18 polegadas e a traseira robusta completam o visual. O conjunto transmite força, mas sem abrir mão do toque moderno que o consumidor brasileiro busca em uma picape de luxo.

Motor híbrido a diesel: tecnologia inédita no país

O grande destaque está sob o capô. A Tunland V9 traz um motor 2.0 turbodiesel Aucan aliado a um “sistema híbrido leve (Mild Hybrid) de 48V”, desenvolvido em parceria com a Bosch. O conjunto entrega 175 cv de potência e 45 kgfm de torque, com câmbio automático ZF de 8 marchas e tração 4×4 com seletor eletrônico.

Esse sistema híbrido recupera energia durante frenagens e desacelerações e fornece torque extra nas acelerações, resultando em respostas mais rápidas e menor consumo de combustível. É uma inovação que torna a Tunland V9 a primeira picape híbrida a diesel vendida no Brasil. 

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A Tunland V9 traz um motor 2.0 turbodiesel Aucan aliado a um “sistema híbrido leve (Mild Hybrid) de 48V”, desenvolvido em parceria com a Bosch. Crédito: Divulgação

Desempenho equilibrado e conforto de SUV

Durante o teste, a Foton Tunland V9 mostrou um comportamento dinâmico exemplar. O motor elétrico auxilia nas saídas e retomadas, enquanto o diesel garante força contínua. A suspensão traseira independente — exclusiva da versão V9 — filtra bem as irregularidades, oferecendo conforto de SUV mesmo em piso irregular.

Com modos de condução (Normal, Eco, Sport, Areia, Lama e Neve) e bloqueio de diferencial, a picape encara tanto o asfalto quanto o fora de estrada com confiança. O consumo médio supera 11 km/l, um número notável para um veículo 4×4 a diesel.

Interior tecnológico e acabamento refinado

Por dentro, a Tunland V9 impressiona. O painel digital de 12,3 polegadas e a central multimídia vertical de 14,6 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio) dão o tom moderno da cabine.

Os bancos de couro com ajuste elétrico e aquecimento, o teto solar panorâmico, o ar-condicionado digital dual zone e as câmeras 360° reforçam o nível de sofisticação. O espaço interno é generoso e o isolamento acústico é digno de veículos de categoria superior.

Tunland
O painel digital de 12,3 polegadas da Tunland e a central multimídia vertical de 14,6 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio) dão o tom moderno da cabine. Crédito: Divulgação

Segurança de ponta e assistência avançada (ADAS)

A Foton equipou a Tunland V9 com um dos pacotes mais completos da categoria:

  • Seis airbags;
  • Freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD;
  • Controle de estabilidade e tração (ESP e TCS);
  • Assistente de partida e descida em rampa;
  • Monitoramento da pressão dos pneus;
  • Piloto automático adaptativo (ACC);
  • Frenagem autônoma de emergência (AEB);
  • Alerta e correção de permanência em faixa;
  • Reconhecimento de sinais de trânsito;
  • Câmera 360° com visão “transparente” do solo.

O resultado é um nível de segurança comparável ao de SUVs premium, com destaque para a condução semiautônoma em determinadas situações.

Espaço e capacidade de trabalho

Com 5,62 metros de comprimento e 3,35 m de entre-eixos,  a Tunland V9 tem dimensões generosas e caçamba para 1.000 kg de carga útil. O modelo ainda pode rebocar até 3 toneladas e atravessar alagados de até 70 centímetros, reforçando sua vocação para o trabalho pesado sem abrir mão do conforto.

Versões e preços no Brasil

A Foton Tunland está disponível em duas versões:

  • A Tunland V7 – voltada ao uso profissional, com feixe de molas e o mesmo conjunto híbrido a diesel. Preço: R$ 289.990.
  • A Tunland V9– versão topo de linha, com suspensão independente traseira, acabamento premium, teto solar e pacote ADAS. Preço: R$ 309.900.
  • Ambas oferecem garantia de até 10 anos para o trem de força, reforçando o compromisso da marca com durabilidade e confiança.

Conclusão: um novo marco entre as picapes médias

A Foton Tunland V9 inaugura um novo capítulo na história das picapes no Brasil. É moderna, eficiente e poderosa e traz para o país uma tecnologia inédita: o sistema híbrido a diesel. Com bom desempenho, conforto elevado e equipamentos de ponta, ela chega para disputar espaço entre as líderes do segmento.

A Tunland V9 é, acima de tudo, um símbolo de que a revolução das picapes já começou.

Contauto Foton Serra

  • Rodovia Governador Mario Covas, KM 267, 85 | nº 4.087 | Bairro Planalto de Carapina – Distrito de Carapina, Serra – ES

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Gustavo Lopes

Gustavo Lopes é o autor da coluna Tempo Novo Motor, um espaço dedicado ao universo dos automóveis. Na coluna, ele comenta os principais lançamentos do setor, traz análises sobre novos modelos e compartilha as tendências que movimentam o mercado automotivo.

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