Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) macho adulto, com cerca de 200 quilos, foi resgatada na manhã desta sexta-feira (2) após encalhar nas lateritas da praia de Capuba, na Serra. A ação foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (IBRAFF) e pelo Instituto de Pequisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), com apoio fundamental da população local.
Segundo o diretor-presidente do IBRAFF, Claudiney Rocha, o animal foi encontrado encalhado e, após observação inicial, as equipes perceberam que a tartaruga não apresentava bom estado de saúde. Diante da situação, foi feito contato com veterinários do IPRAM, que recomendaram o resgate imediato.
Após a retirada da praia, a tartaruga foi encaminhada para a base do IPRAM, em Vila Velha, onde está passando por uma bateria de exames veterinários. O objetivo é identificar as causas do encalhe e avaliar as condições clínicas do animal para definir os próximos procedimentos.
A tartaruga-verde é uma espécie marinha ameaçada de extinção e costuma aparecer no litoral capixaba principalmente em períodos de alteração ambiental ou quando apresenta algum tipo de debilidade.

