Surto infeccioso no Santa Rita deixa três internados em hospitais da Serra

Compartilhe:
Reprodução: Hospital Santa Rita

O surto de infecção ainda sem causa confirmada no Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, preocupa autoridades de saúde e resultou em internações na Serra. Segundo nota da Prefeitura, até o momento duas pacientes foram atendidas e liberadas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade — uma era funcionária do Santa Rita e a outra acompanhante de paciente.

Além disso, três pacientes permanecem internados em hospitais na Serra. A Secretaria Municipal de Saúde informou que, conforme protocolo, todos os casos atendidos pelo Estado ou pela rede particular são comunicados às autoridades municipais. O nome dos hospitais não foi foi divulgado, mas conforme noticiado pelo Jornal Tempo Novo, um dos infectados está em tratamento no Hospital Meridional Serra.

O surto no Santa Rita já havia levado à internação de quatro funcionários em outras unidades de saúde, sendo dois em estado grave. Entre os internados está um servidor do Centro de Esterilização de Material (CME), que permanece em isolamento na UTI do Hospital Meridional da Serra, apresentando sintomas semelhantes aos de seus colegas.

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Tyago Hoffmann, afirmou que a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) investiga os casos e possíveis desdobramentos em outros hospitais da Grande Vitória, com atenção especial a plantonistas e funcionários que atuam em múltiplas unidades. A Secretaria Municipal de Saúde da Serra segue as recomendações do Estado e estabeleceu protocolos próprios para atendimento de possíveis casos relacionados ao surto.

O que diz o Hospital Santa Rita?

Em nota enviada ao Jornal Tempo Novo, o hospital Santa Rita informa que ao total foram 26 casos considerados com vínculo epidemiológico, mas nem todos foram hospitalizados. Destes, 14 colaboradores foram internados no Hospital Santa Rita e cinco colaboradores estão internados em outras Instituições, dentre elas o Hospital Meridional.

Atualmente, há quatro colaboradores internados no Hospital Santa Rita, sendo um na Unidade de Tratatmento Intensivo (UTI). Já em outras instituições hospitalares, também há quatro colaboradores internados, sendo dois em UTI. De acordo com o hospital, não houve novas internações desde o dia 22 de outubro.

Na manhã do último sábado (25), a direção institucional e técnica do Hospital se reuniu consolidando informações e reforçando todas as medidas de segurança e assistência aos colaboradores afetados. “Todos os atendimentos e serviços seguem em funcionamento normal, com a mesma excelência e confiança que consolidam o Santa Rita como referência em atendimento médico no Espírito Santo. O Hospital manterá a sociedade atualizada sobre os fatos”.

Alerta da Vigilância Sanitária

Diante do avanço dos casos, a Vigilância Sanitária Estadual, por meio da Coordenação de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS), emitiu um alerta a todos os hospitais capixabas. O comunicado orienta:

Comunicação imediata de novos casos entre profissionais do Santa Rita internados em outras unidades;

Uso obrigatório de máscaras N95 ou PFF2 durante os atendimentos;

Cumprimento rigoroso dos cinco momentos de higienização das mãos estabelecidos pela OMS.

Foto de Jady Oliveira

Jady Oliveira

Jady Oliveira é repórter do Portal Tempo Novo, onde cobre temas variados com foco em notícias policiais e acontecimentos do dia a dia na cidade da Serra.

Leia também