Startup capixaba cria programa para empresas acolherem colaboradores de luto

Compartilhe:
luto
luto
Matheus Medeiros, diretor de Produto da Affetic que criou o programa de acolhimento que é colocado em prática em redes como a do grupo Carone. Crédito: Divulgação

Hoje, 19 de julho, é celebrado o Dia Nacional do Luto. A perda de um ente querido é um momento delicado na vida de qualquer um. O luto é uma jornada com a qual a maioria das pessoas não sabe bem como lidar: nem quem sofre a perda, nem quem convive com a pessoa enlutada. No ambiente de trabalho, isso não é diferente. Tanto a empresa quanto os colegas ficam sem saber como acolher quem está passando por esse momento.

Para tornar essa experiência mais tranquila para todos os envolvidos, a startup capixaba Affetic criou o programa de acolhimento Affetic Anjo, voltado para empresas se aproximarem dos colaboradores e darem a eles o apoio adequado durante o processo de luto.

O programa oferece jornadas diferentes adequadas ao nível de impacto do luto na vida dos colaboradores. Depois de uma avaliação individualizada, é definida a melhor estratégia para acolher o funcionário, não só imediatamente à perda, mas durante um período depois dela.

“O luto é muito mais do que o momento da perda. Ele passa por vários estágios, que, claro, são vividos de formas diferentes por cada pessoa, mas que impactam em todos os aspectos da vida do enlutado, inclusive no aspecto profissional. Quando a empresa entende que a forma como o colaborador vive essa jornada reflete no bem-estar dele e, consequentemente, no relacionamento em equipe e na produtividade, ela cuida do trabalhador e se antecipa a eventuais consequências negativas”, disse Matheus Medeiros, diretor de Produto da Affetic.

+ Da Serra, Bar do Mineiro é o grande campeão do Roda de Boteco 2023

Uma das empresas que já contrataram o Affetic Anjo é o Grupo Carone, que está oferecendo o programa a cerca de 4.500 funcionários, de todas as 17 lojas espalhadas pelo Espírito Santo e da loja de Teixeira de Freitas, na Bahia.

“No Grupo Carone, enxergamos os nossos colaboradores de forma integrada, sem dissociar a vida profissional e a vida pessoal. Poder estar mais perto deles, apoiando-os nessa fase tão sensível, é uma forma de cuidado com a nossa equipe”, destacou Cosme Peres, diretor de Gente e Gestão.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também