
Hoje, 19 de julho, é celebrado o Dia Nacional do Luto. A perda de um ente querido é um momento delicado na vida de qualquer um. O luto é uma jornada com a qual a maioria das pessoas não sabe bem como lidar: nem quem sofre a perda, nem quem convive com a pessoa enlutada. No ambiente de trabalho, isso não é diferente. Tanto a empresa quanto os colegas ficam sem saber como acolher quem está passando por esse momento.
Para tornar essa experiência mais tranquila para todos os envolvidos, a startup capixaba Affetic criou o programa de acolhimento Affetic Anjo, voltado para empresas se aproximarem dos colaboradores e darem a eles o apoio adequado durante o processo de luto.
O programa oferece jornadas diferentes adequadas ao nível de impacto do luto na vida dos colaboradores. Depois de uma avaliação individualizada, é definida a melhor estratégia para acolher o funcionário, não só imediatamente à perda, mas durante um período depois dela.
“O luto é muito mais do que o momento da perda. Ele passa por vários estágios, que, claro, são vividos de formas diferentes por cada pessoa, mas que impactam em todos os aspectos da vida do enlutado, inclusive no aspecto profissional. Quando a empresa entende que a forma como o colaborador vive essa jornada reflete no bem-estar dele e, consequentemente, no relacionamento em equipe e na produtividade, ela cuida do trabalhador e se antecipa a eventuais consequências negativas”, disse Matheus Medeiros, diretor de Produto da Affetic.
Leia também
+ Da Serra, Bar do Mineiro é o grande campeão do Roda de Boteco 2023
Uma das empresas que já contrataram o Affetic Anjo é o Grupo Carone, que está oferecendo o programa a cerca de 4.500 funcionários, de todas as 17 lojas espalhadas pelo Espírito Santo e da loja de Teixeira de Freitas, na Bahia.
“No Grupo Carone, enxergamos os nossos colaboradores de forma integrada, sem dissociar a vida profissional e a vida pessoal. Poder estar mais perto deles, apoiando-os nessa fase tão sensível, é uma forma de cuidado com a nossa equipe”, destacou Cosme Peres, diretor de Gente e Gestão.

