Sob nova direção, recicladora de entulho quer triplicar produção

Compartilhe:
Camilla Mol, Diretora Administrativa, e Wesley Saramela, Gerente de Logística. Foto: Kamile Rangel
Camilla Mol, Diretora Administrativa, e Wesley Saramela, Gerente de Logística. Foto: Kamile Rangel

Empresários mineiros investiram R$ 2 milhões na compra de uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil, localizada às margens da Rodovia do Contorno, na Serra. A empreitada é uma aposta nas oportunidades surgidas a partir da destinação adequada de resíduos sólidos, prevista em lei.

Os primos Douglas e Camilla Mol são os novos gestores da Ureserra, que recebe rejeitos oriundos de obras e de demolições e os transforma em matéria-prima para construção, como brita, solo brita, areia industrial, granilha e pó de pedra. E eles pretendem triplicar a produção.

Por dia, a usina recebe cerca de 50 caçambas de entulho e produz, em média, 400 toneladas de material reciclado. “Nossa expectativa é passar a produzir, por dia, 1200 toneladas de material, que passa por testes em laboratório e tem qualidade certificada para ser utilizado em obras”, comentou Douglas Mol, novo diretor da usina.

Além de ser uma grande vantagem para a natureza, pois a destinação de entulhos é hoje um desafio dentro das cidades, a reciclagem de resíduos da construção civil é uma alternativa para economizar, uma vez que os materiais reciclados são vendidos com preços no mínimo 30% mais baixos do que os produtos in natura.

“Quem faz obra em casa ou em empresa e contrata um caçambeiro para descartar os entulhos é responsável pela destinação que será dada a eles. Se o profissional contratado for flagrado descartando-os inadequadamente, ele é penalizado, e o contratante, responsável pela origem dos rejeitos, também é responsabilizado”, explicou Camilla, que assumiu a administração da usina.

Na Ureserra, caçambeiros e empresas que levam para lá os entulhos recebem certificado que comprova o descarte correto.  

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também