Situação grave na Saúde de Audifax

Compartilhe:

Por Yuri Scardini

A área da Saúde da Serra é das mais sensíveis entre as cidades do ES, já que é o munícipio mais populoso e com abismos sociais. Para se ter uma ideia, estamos falando de um montante anual de R$ 260 milhões. 

Além de todo esse desafio, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) terá que administrar outro problema: um racha na área da Saúde, onde dois grupos,  veladamente, vêm promovendo uma disputa de poder interno, antes na sutileza dos bastidores, mas que começa a se desenrodilhar para fora. A radicalização dos ânimos pode atingir exatamente o elo mais frágil e alheio a tudo isso: a população.

De um lado, uma das pessoas da “cozinha”, do grupo orgânico de Audifax. Trata-se da subsecretária Cristiane Stem. No polo oposto, está o recém-chegado, Benício Santos, visto como indicação do empresário e médico, Remegildo Gava, amigo pessoal do prefeito.  

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

As desavenças parecem seguir num crescente. Há relatos sobre graves boicotes mútuos e uma guerra silenciosa de influência envolvendo exonerações e contratações de pessoal.

Além do restrito grupo do prefeito, Cristiane cultiva muito apreço no meio político, e tem forte poder decisão interna, respaldado pelo próprio Audifax. Já Benício, parece ser uma pessoa que contrai ódios e amores. Visto como muito técnico, promoveu mudanças internas que incomodaram muita gente, incluindo um controle sistemático do gasto com pessoal. Para quem defende Benício, exaltam-se as qualidades de gestor, quem não gosta, o aponta como tecnocrata, linha dura e desconectado com a natureza política do serviço público.

No tocante, parece se tratar de mais uma guerra de poder, mas numa pasta plenamente fundamental, que por si só, já é bastante conflituosa. E a conclusão é que apenas o prefeito poderá resolver esse impasse. Só não pode deixar a situação inchar ao ponto disso beirar o irracional, coisa que alguns servidores já dizem ocorrer.

 

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também