A manhã desta sexta-feira (13) foi marcada por três ocorrências envolvendo jacarés em diferentes pontos da Grande Vitória. Dois animais foram resgatados com vida e um terceiro foi encontrado morto. Com os novos registros, o número de atendimentos realizados neste ano chega a 18 casos.
As ocorrências foram registradas em áreas distintas e mobilizaram equipes especializadas para garantir a segurança da população e o manejo adequado dos animais. Os jacarés foram localizados em ambientes urbanos, situação que se torna mais comum nesta época do ano.
O Programa Caiman foi acionado para atender as três situações. O primeiro atendimento aconteceu dentro da ArcelorMittal, onde foi localizado um jacaré juvenil já conhecido pela equipe. O animal, batizado de Francisco, mede 73,8 centímetros, pesa 925 gramas e estava saudável. Segundo o programa, ele já havia sido capturado anteriormente neste ano.
O segundo resgate ocorreu no Aeroporto de Vitória, onde o jacaré foi contido pela equipe do próprio terminal até a chegada dos profissionais. O animal, um macho com 1,84 metro de comprimento e cerca de 40 quilos, também apresentava boas condições de saúde. Ele foi batizado de “Pedro Sampaio”, em referência à proximidade do Carnaval.
Leia também
Já o terceiro caso foi novamente registrado dentro da ArcelorMittal. Um jacaré com 63 centímetros foi encontrado sem vida e será encaminhado para necropsia, exame que deve apontar a causa da morte.
Aumento das aparições
De acordo com o Programa Caiman, o aumento no número de resgates durante o verão está relacionado às altas temperaturas e ao período reprodutivo da espécie, quando os animais tendem a se deslocar mais e podem aparecer em áreas urbanizadas.
O que fazer caso encontre um jacaré?
Em caso de avistamento, a orientação é não tentar capturar o animal e acionar a equipe pelo telefone (27) 99763-9757, para que o atendimento seja feito com segurança, tanto para a população quanto para o jacaré.

