Serra vai construir Parque Histórico de São João de Carapina

Compartilhe:
serra
Crédito: Divulgação
serra
Igreja de São João de Carapina, na Serra, é um dos monumentos históricos mais antigos do Brasil. Crédito: Divulgação

Com o objetivo de preservar e valorizar um dos patrimônios arquitetônicos mais antigos do Brasil, a Prefeitura da Serra anunciou, nesta sexta-feira (22), que vai construir o Parque Histórico de São João de Carapina. O secretário de Obras, Halpher Luigi, conversou com exclusividade com o Jornal TEMPO NOVO e detalhou informações sobre o novo investimento, que será de R$ 8 milhões.

As obras de implantação do parque histórico contemplam o restauro da Igreja de São João de Carapina, que foi construída em 1584 e, neste ano, completa 438 anos de existência. Além disso, será feito o cercamento do parque, construção de guarita, estacionamento e implantação de via pavimentada com calçada e ciclovia.

A igreja de São João de Carapina foi tombada como Patrimônio Histórico Estadual em 1984 e guarda uma rica história com passagens do Padre José de Anchieta pelo local. O local é um dos patrimônios arquitetônicos mais antigos do Brasil. Construída no século XVI, o templo pode ser visto por quem passa pela rodovia do Contorno de Vitória, na altura do TIMS.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

De acordo com Halpher Luiggi, a ideia é valorizar o turismo na região e preservar a história do local. “Vamos apresentar esse projeto aos moradores neste sábado. É uma obra magnifica, que vai preservar essa história e garantir que o turismo cresça na região, que tem um grande potencial”, disse o secretário.

Apresentação do projeto da Prefeitura da Serra

serra
Projeto será apresentado oficialmente neste sábado. Crédito: Divulgação

O projeto da implantação do parque histórico foi realizado pela empresa Projeta Engenharia, contratada pela Prefeitura no ano de 2019. A secretaria de Obras não detalhou quando as intervenções serão iniciadas. Porém, antes que isso aconteça, será realizada a apresentação do projeto, neste sábado (23), em evento aberto ao público.

Os moradores que quiserem participar devem ir até a capela, que fica localizada em Carapina Grande, na Avenida Alpheu Ribeiro.

História da Serra passa pelo local

A igreja é uma herança que foi deixada pelo padre Braz Lourenço, responsável pela construção. Além da capela São João de Carapina, o Sítio Histórico de São João de Carapina, que possui 42 mil metros quadrados, conta também com as ruínas de um casarão da época e uma área de mata Atlântica.

Nos arredores do local está enterrado um dos fundadores da Serra, o cacique Temiminó Macarajaguaçu. Além disso, foi nesta capela que aconteceu o primeiro milagre do único santo que viveu em terras capixabas, o padre José de Anchieta.

O livro História da Serra, do historiador Clério Borges, conta que Anchieta auxiliava Braz Lourenço em seu trabalho de catequese em 1569, quando esteve em Carapina. Foi nesse ano que o Beato realizou o chamado de ‘Milagre do Pato’, quando fez o menino Estevão Machado, que era mudo, falar. O caso foi incluído no processo de beatificação de Anchieta.

Conheça o local

O Jornal Tempo Novo já esteve na igreja de São João de Carapina diversas vezes. Numa delas, em 2020, gravou um episódio do quadro ‘Monumentos Históricos da Serra’. Na época, o monumento estava completamente abandonado pela gestão anterior da Prefeitura.

O vídeo, que valoriza a história do local, relata que o templo religioso estava sujo e tomado por marimbondos, por exemplo. Entretanto, pouco depois, em 2021, a gestão do prefeito Sergio Vidigal realizou uma limpeza no local e pintou a igreja, que foi novamente aberta ao público, de acordo com sua programação local.

Assista o vídeo abaixo:

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também