Neste domingo (23), começa a funcionar, na Serra, a linha 868 (Civit I / Terminal Jacaraípe). De acordo com a Ceturb, a criação da linha foi possível com base nas leituras das catracas dos ônibus da região da Grande Serra Dourada, que identificou essa necessidade, com trajetos específicos para atender a uma parcela de moradores que antes precisava ir até um terminal, percorrendo distâncias negativas, até chegar aos seus destinos desejados.
Dessa forma, a linha 868 passa a funcionar, com 23 viagens diárias, em intervalos de 40 minutos, saindo do centro industrial com destino ao Terminal Jacaraípe e ainda com a possibilidade de integração temporal com outras cinco linhas que circulam na região (811, 812, 813, 861 e 892), já a partir deste domingo. No dia 06 de novembro, outras nove linhas (808, 809, 816, 824, 825, 833, 856, 858 e 887) também terão conexão temporal com a 868.
Vale ressaltar que integração temporal, significa, na prática, que o passageiro poderá desembarcar da nova linha e acessar outro coletivo com uma única passagem.
O Tempo para a integração temporal das linhas da Grande Serra Dourada com a 868 será de uma hora e o tempo para a integração temporal das linhas da Grande Jacaraípe com as linhas da Grande Serra Dourada será de 02h30.
Os bairros atendidos pela 868 são: Civit I, Porto Canoa, Parque Residencial Tubarão, Serra Dourada, Maringá, Planície da Serra, Barro Branco, Mata da Serra e Porto Dourado. Estes e outros bairros passam a ter outra opção de deslocamento para a Civit, um dos polos industriais mais importantes da Grande Vitória.
Em muitos deslocamentos na região, o tempo de viagem será bastante reduzido. Por exemplo, quem está na Av. Brasília, no bairro Parque Residencial Tubarão, hoje leva aproximadamente 50 minutos para chegar no Terminal de Jacaraípe. Com a nova opção da linha 868, esse mesmo usuário levará aproximadamente 15 minutos até o terminal.