[secondary_title]

Serra terá mutirão com testes rápidos para detectar HIV/Aids

- PUBLICIDADE-
HIV/Aids
A primeira ação do Dia Mundial da Luta contra a AIDS na Serra acontece nesta sexta-feira (1º ), entre 12 e 18 horas, na Serra Sede, na praça do antigo prédio da Prefeitura. Crédito: Divulgação

Nesta sexta-feira, 1º de dezembro, é o Dia Mundial da Luta contra a AIDS, e também dá início a campanha do Dezembro Vermelho – mês de prevenção e conscientização sobre HIV/AIDS. Por conta disso, o Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializado (CTA/SAE) da Serra realizará uma série de ações no período.

A primeira delas acontece nesta sexta-feira (1º ), entre 12 e 18 horas, na Serra Sede, na praça do antigo prédio da Prefeitura. A equipe do CTA/SAE, por meio de uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), realizará testagens rápidas para HIV. No dia 5 de dezembro, a ação se repete, porém no Terminal de Carapina, das 8 às 17 horas.

Já nos dias 4 e 6 de dezembro os pacientes assistidos pelo CTA/SAE, localizado em Rosário de Fátima, terão um acolhimento diferente. Das 7 às 9 horas será ofertado um café da manhã para os presentes.

No dia 11 dezembro a equipe do CTA/SAE se reúne novamente, desta vez, para panfletar na avenida Central de Parque Residencial Laranjeiras, das 8 às 12 horas, e das 14 às 17 horas.

O objetivo é alertar a população sobre a importância da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), uma das formas de se prevenir do HIV, e da  Profilaxia Pós-Exposição, medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV.

A programação será encerrada no II Seminário Municipal de HIV/AIDS, que será realizado no dia 14 de dezembro, no auditório do Vitória Apart Hotel, em Boa Vista, Serra.

+ UPA da Serra anuncia processo seletivo com 176 vagas para todos os níveis de escolaridade

Das 8 às 17 horas, servidores públicos da rede municipal de saúde conhecerão melhor o CTA/SAE e seus serviços e terão palestras com temas como direitos da pessoa que vive com HIV; perfil epidemiológico das pessoas que vivem com o vírus; tratamento atual e as novas abordagens; abordagem multiprofissional; e ética e legislação em HIV.

Sobre o CTA/SAEO CTA/SAE funciona das 7 às 19 horas, mas atende por agendamento nos telefones (27) 3338-6757 e (27) 98166-1141. Está localizados na rua Braulina Baptista Lopes, 222, em Rosário de Fátima, Serra. No local há oferta de preservativos e testes rápídos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

O CTA/SAE também realiza orientações e aconselhamento individual com equipe multiprofissional; e acompanhamento médico e laboratorial para os munícipes com diagnóstico de HIV, assim como de hepatites virais e sífilis.

O local possui farmácia especializada para esses agravos e ambulatório de profilaxia pré-exposição (PrEP). Já a  profilaxia pós-exposição (PEP) é realizada nas UPAs de Castelândia, Serra Sede e Carapina.

Periodicamente, são realizados eventos em áreas de grande circulação (shoppings e terminais de ônibus, por exemplo), para testagem da população.

A equipe do CTA/SAE oferta ainda periodicamente capacitações e palestras sobre os agravos citados com o intuito de qualificar ainda mais os servidores da rede municipal de saúde.

Homem de 34 anos morre após bater carro na traseira de ônibus do Transcol na Serra

Ricardo Gomes, mecânico e fisiculturista de 34 anos, morreu após seu carro, um Fiat Punto, colidir com a traseira de um ônibus do Sistema...

A explicação do que significa Audifax e Vidigal descontraídos e juntos em cima do palco

Na noite da última quarta-feira (21), o Jornal Tempo Novo celebrou seus 40º aniversário e lançou o livro "Serra: a história de uma cidade",...

Alimentação de tartarugas é destaque em evento do projeto Tamar neste domingo

Neste domingo (25), o Projeto Tamar, em Vitória, abre suas portas para um evento especial de conscientização e interação com a natureza, que acontecerá...

Voluntários promovem ação de limpeza e educação ambiental em Costa Bela

Neste sábado (24) vai ter ação de limpeza nas areias da praia de Costa Bela, na Serra. A atividade começa às 8h30 e quem...

Evento na Serra terá consulta com oftalmologista gratuita neste sábado

Neste sábado (24) o bairro Balneário Carapebus vai receber a primeira edição deste ano do Serra + Cidadã. O mutirão de serviços será realizado...

Serra é a quarta cidade do Brasil onde mais choveu em 24 horas

A Serra foi a quarta cidade onde mais choveu no Brasil em um intervalo de 24 horas. O levantamento foi divulgado pelo Climatempo —...