Serra também terá ajuda do Exército contra o zika vírus

Compartilhe:
A previsão é que o exército chegue na próxima semana e comece pelos bairros com maior foco de mosquito. Foto: Divulgação/ EBC.
A previsão é que o exército chegue na próxima semana e comece pelos bairros com maior foco de mosquito. Foto: Divulgação/ EBC.
A previsão é que o Exército chegue na próxima semana e comece pelos bairros com maior foco de mosquito. Foto: Divulgação/ EBC.

Por Clarice Poltronieri

Na próxima semana, o Exército estará nas ruas da Serra para ajudar a combater os focos de proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus, este último se alastra pelo país provocando epidemia de microcefalia em bebês brasileiros. No ES, a capital Vitória já está recebendo a ajuda das forças armadas.

As ações vão começar em Feu Rosa, no dia 14, e seguem pelos bairros com maior índice de foco, até o dia 15. As informações são da subsecretária de saúde Cristiane Stem que disse ainda que o Exército vem reforçar o trabalho da Defesa Civil, da Secretaria de Meio Ambiente e outros órgãos mobilizados no combate ao mosquito.

Até a tarde desta quarta (9), o número de casos suspeitos de zika vírus já havia subido para 30, mas nenhum confirmado, sendo três gestantes, todas da região de Jacaraípe.

“As gestantes estão sendo acompanhadas na Upa de Jacaraípe e maternidade de Carapina. Até o momento, nenhum dos bebês foi detectado com microcefalia. O único caso é de um bebê nascido no hospital Jayme, que está sendo tratado como importando, pois a mãe veio de Guarapari”, diz Cristiane.

A criança está sendo acompanhada por um neuropediatra no Hospital Infantil, em Vitória, e pela Secretaria de Saúde da Serra.

Sobre as ações de prevenção, Cristiane informou que foram intensificadas desde a última sexta (4), nos dez bairros com maior índice de infestação do mosquito que transmite a doença. “As regiões de Jacaraípe e Laranjeiras, além de Vila Nova de Colares, Feu Rosa, Nova Carapina I e II, todos estão recebendo visitas domiciliares, mutirão de limpeza, tratamento de valas e charcos, orientação de saúde e outras ações”, frisa.

Ela acrescenta que vários órgãos estão mobilizados para minimizar o foco do mosquito e orientar a população. “Vários órgãos, como Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Serviços, Secretaria de Educação, estão envolvidos na orientação e combate ao zika, mas precisamos principalmente do apoio da população”, conta.

Na tarde desta quarta (9), a Secretaria de Saúde (Sesa) do município estava reunida com todos os gerentes de unidades de saúde para disseminar informações acerca do vírus e das orientações necessárias para identificar a doença, especialmente no trato com as gestantes.

Em sua página no Facebook, o prefeito Audifax Barcelos (PSB) disse que começou nesta quarta (09), em Vila Nova de Colares,  visita às casas e aos comércios; recolhimento de lixo e limpeza dos pontos de entulho; distribuição de panfletos e conversa com os moradores sobre o mosquito. A ação é articulada entre as secretarias de Serviços (Sese), Defesa Social (Sedes) e Desenvolvimento Urbano (Sedur).

O prefeito disse também que o carro fumacê vem rodando à noite nos bairros, com a seguinte programação:

Quarta-feira (09/12) – Jardim Carapina;

Quinta-feira (10/12) – Residencial Monte Verde, Mestre Álvaro, Pitanga, Barro Branco;

Sexta-feira (11/12) – Bairro das Laranjeiras.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também