Categories: Saúde

Serra registrou 334 casos de dengue em 22 dias

Casos são referentes aos primeiros dias do ano. Foto: Divulgação

A dengue continua infectando moradores da Serra. Em 22 dias, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) já registrou 334 casos da doença na cidade. Os dados foram atualizados na última quarta-feira (22). Apesar dos números serem altos, foi registrada uma diminuição – em comparação ao mesmo período do ano passado, quando eram 602 casos.  Ainda não houve morte da doença este ano.

Mesmo com a diminuição, as cidades capixabas, incluindo a Serra, foram colocadas em alerta pelo Ministério da Saúde, que informou por meio de um aviso, que podem ocorrer novos surtos de dengue, igual no ano passado. De acordo com o órgão, os casos devem voltar a aumentar em março deste ano. Em 2019, foram mais de 17 mil casos e dez mortes pela doença somente na Serra.

Tentando evitar que surtos ocorram na cidade, a Prefeitura da Serra segue fazendo uma força-tarefa para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.  Segundo o Município, foram mobilizadas equipes de unidades de saúde, agentes de combate a endemias e moradores dos bairros. O objetivo é alertar e orientar sobre a limpeza de quintais e casas visando eliminar focos do mosquito.

A ação começou na última terça-feira (21) e acontece em 63 bairros, de segunda a sexta-feira, até 12 de fevereiro. Além disso, a Prefeitura afirma que continua realizando continuam as demais ações de rotina, entre elas: telagem de caixas d’água, uso de bombas costais para pulverização, visitas domiciliares, ações educacionais, aplicação de larvicida, entre outros serviços.

Este ano, foram 1 de chikungunya e 3 de zika e não houve morte por nenhuma dessas doenças. No ano passado, durante o mesmo período, eram 5 de chikungunya e 8 de zika.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

10 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

11 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

11 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

12 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

12 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

12 horas atrás