A Serra registrou queda de 30% nos roubos a pessoas em vias públicas entre janeiro e outubro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. As ocorrências passaram de 2.153 para 1.501, segundo o Observatório da Segurança Pública da Sesp.
A redução é atribuída ao reforço do videomonitoramento, ao patrulhamento preventivo e à integração entre forças de segurança municipais, estaduais e federais. Os casos de furto e roubo de veículos também apresentaram queda, conforme noticiado anteriormente pelo Jornal Tempo Novo. Somente em 2025, houve uma queda de 13% nas ocorrências.
A vice-prefeita e secretária municipal de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, afirma que os resultados refletem planejamento e investimento em tecnologia. “Garantir o direito de ir e vir com segurança é fundamental. Seguiremos investindo em planejamento, integração e tecnologia”, disse.
Em 2025, a Prefeitura firmou parceria com o Governo do Estado para instalar totens de segurança e adquiriu novas viaturas para ampliar o patrulhamento da Guarda Civil Municipal, medidas que também ajudaram a reduzir roubos em estabelecimentos comerciais. Segundo a administração municipal, a combinação de tecnologia e ação integrada reforça o compromisso com a segurança e o cuidado contínuo com a cidade.