Na próxima terça-feira (19), no Centro de Convivência para o Idoso (CCI), em Serra Sede, será realizada a recepção oficial dos novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), recentemente nomeados por meio de processo seletivo público.
Ao todo, 268 profissionais passam a reforçar as equipes da rede municipal. Ainda neste mês, eles participarão de uma capacitação para iniciar as atividades nos bairros.
De acordo com a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, a chegada desses agentes vai ampliar a presença da saúde dentro das comunidades.
“Esses profissionais vão somar forças aos que já atuam na linha de frente, garantindo mais presença nas comunidades, mais prevenção e um cuidado ainda mais próximo da população. É assim que fortalecemos a saúde no dia a dia, bairro a bairro”, destacou.
A superintendente de Atenção Primária à Saúde, Marize Prata, reforçou o papel dos ACS. “Eles conhecem cada família, acompanham a realidade de perto e ainda ajudam a transformar informação e prevenção em cuidado efetivo”, afirmou.
Leia também
Já os ACE, segundo o superintendente de Vigilância Ambiental em Saúde, Paulo Jussim, têm função estratégica na prevenção de doenças. “São eles que atuam diretamente no controle de vetores e na proteção da saúde coletiva, reduzindo riscos que poderiam comprometer a vida de todos”, disse.
Os Agentes Comunitários de Saúde visitam famílias, acompanham de perto a saúde dos moradores, orientam sobre prevenção e organizam ações educativas. Já os Agentes de Combate às Endemias atuam de forma prática e preventiva, identificando e eliminando criadouros de vetores, como o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A atuação conjunta dessas equipes garante mais qualidade de vida, fortalece a prevenção e aproxima os serviços de saúde do dia a dia da população.

