A Prefeitura da Serra iniciou a 2ª Rodada de Fóruns Regionais da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), com encontros marcados entre os dias 26 de agosto e 9 de setembro, sempre às 19 horas em diversas regiões do município. A iniciativa busca ouvir a população sobre as principais demandas relacionadas a abastecimento de água, esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos no município.
Encontros acontecem em cinco regiões da cidade
De acordo com apuração do Tempo Novo, as reuniões presenciais ocorrerão em diferentes pontos da Serra, com o objetivo de ampliar a participação popular e garantir que as propostas contemplem as realidades de cada território:
- 26/08 – Jacaraípe (Arena Jacaraípe – Av. Abido Saad, 714 – Estância Monazítica)
- 28/08 – Laranjeiras (CRAS de Laranjeiras – Av. Norte Sul, 3783 – Colina de Laranjeiras)
- 02/09 – Mestre Álvaro (Associação de Moradores do Bairro Caçaroca – Rua Independência, s/nº)
- 04/09 – Carapina (Centro de Vivência do Bairro André Carloni – Rua Santo André, 1813)
- 09/09 – Civit (Associação de Moradores do Bairro Barcelona – Av. Teresópolis, s/nº)
Audiência pública final será no dia 16 de setembro
Após os encontros regionais, será realizada uma audiência pública no dia 16 de setembro, às 19h, na Câmara Municipal da Serra.
Por que essa revisão é importante?
O Plano Municipal de Saneamento Básico tem como principal objetivo a universalização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com qualidade e regularidade, em conformidade com a Lei Federal nº 14.026/2020.
Leia também
A proposta também está alinhada à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010) e ao Decreto nº 10.936/2022, que exigem dos municípios um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). A ideia é garantir soluções técnicas adequadas à realidade local, promovendo a melhoria da infraestrutura urbana e da saúde pública.
Participação ativa da população
A revisão do PMSB está sendo conduzida por um Grupo de Trabalho da Prefeitura da Serra, com foco nos eixos de água, esgoto e resíduos sólidos. A participação popular é fundamental para que as metas e investimentos previstos estejam de acordo com as reais necessidades dos moradores.

