
A Paper Excellence, gigante internacional da celulose, anunciou a intenção de investir R$ 20 bilhões em novos projetos no Brasil. A construção da fábrica está sendo disputada por seis estados brasileiros, incluindo o Espírito Santo. Se as terras capixabas forem escolhidas pela multinacional, há expectativa de que a Serra abrigue a nova estrutura.
O anúncio da previsão de investimento no Brasil foi concedido pelo empresário indonésio Jackson Wijaya, fundador da Paper Excellence, no último dia 10 de maio, durante evento em Nova York. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou da reunião e anunciou o interesse do Estado no novo projeto.
Além do ES, disputam a fábrica os seguintes governadores: Helder Barbalho (Pará), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Cláudio Castro (Rio de Janeiro), Mauro Mendes (Mato Grosso), além do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), segundo informações do jornal Valor.
Segundo a Paper, ainda está estudo a melhor região para o novo investimento, que deverá gerar mais de 2,5 mil empregos diretos. Desta forma, não é possível afirmar qual Estado será o privilegiado.
Serra possui grandes atrativos para investimento bilionário
No entanto, caso o Espírito Santo seja escolhido, há expectativa que a fábrica seja construída na Serra, segundo especialistas ouvidos pelo Jornal Tempo Novo. A cidade, considerada a que mais cresce em todo o Espírito Santo, possui dois grandes polos industriais (Civit I e II), além de abrigar diversas indústrias.
Não é exagero afirmar que a Serra é a locomotiva econômica do Espírito Santo, um município que não para de crescer e também líder em geração de empregos no Estado.
Outro ponto de destaque para a Serra é sua localização estratégica. Na região metropolitana, a Serra possui dentro de seu território a BR-101, que até o fim do ano, deve ser transferida para o traçado do Contorno do Mestre Álvaro.
Além disso, faz parte da Grande Vitória, sendo possível, em poucos minutos, acessar a capital ou outras cidades próximas.
Ainda conforme informado pelo Jornal Tempo Novo, a Serra possui um novo Plano Diretor Municipal (PDM), após 11 anos. Esse foi um passo importante para o Município, já que é a Lei que estabelece as regras para utilização do solo na cidade. Falando na prática, são as regras estabelecidas que irão nortear desde o cidadão que deseja construir sua residência até uma multinacional que quer se instalar na Serra.
O PDM, por exemplo, é utilizado por empresas como critério de escolha de municípios para investir e dependendo das regras, podem alavancar uma cidade ou travar o desenvolvimento. Na questão ambiental, pode também trazer prejuízos ou pode consolidar áreas de proteção ambiental. É a Lei que rege o uso e ocupação do solo.
Sobre a Paper Excellence no Brasil
A PE desembarcou no Brasil em 2017, ao comprar uma participação de 49% na Eldorado Celulose junto à J&F. Por impasses em relação ao controle da Eldorado, as duas companhias estão em litígio. Além da operação brasileira, a PE possui operações no Canadá, nos Estados Unidos e na França, com 60 fábricas e 21 mil funcionários.