[secondary_title]

A Serra pelos monumentos: conheça o patrimônio histórico da nossa cidade

Hoje – 17 de agosto é o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. E na Serra, a Igreja de Reis Magos, em Nova Almeida é tombada nacionalmente. Mas temos outras relíquias preciosas, confira abaixo na matéria.

- PUBLICIDADE-
Na Serra, a igreja de Reis Magos é tombada como patrimônio histórico nacional. Foto: Christian Diego

Hoje – 17 de agosto é o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. E na Serra, há diversos monumentos históricos. Tombada nacionalmente está a Igreja de Reis Magos, em Nova Almeida.

A Igreja e Residência dos Reis Magos foi restaurada no ano passado e possui um conjunto arquitetônico, construído entre os anos 1580 e 1615. Construída com a ajuda dos índios tupiniquins, funcionou como núcleo de catequese indígena, ministrada por padres jesuítas, nos séculos XVI e XVIII. Na igreja, destacam-se como elementos artísticos integrados à arquitetura, o altar-mor com retábulo com quatro colunas em estilo salomônico, ladeando a pintura que representa os Três Reis Magos com Maria, José e o Menino Jesus.

A pintura Adoração de Reis Magos, localizada ao centro do altar-mor, é citada como a primeira pintura a óleo sobre madeira feita no Brasil. Datada de 1598, é atribuída ao padre jesuíta português Belchior Paulo, pintor quinhentista que esteve no Espírito Santo em 1598.

Inscrita no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo das Belas Artes, em 1943, na época do tombamento a residência encontrava-se em estado de ruínas. Entre os anos de 1944 e 1945, o monumento sofreu uma grande obra de restauração. Em 2001, houve a última obra de restauro e, em 2006, o sítio arqueológico e a praça fronteiriça foram requalificados com tratamento paisagístico.

Em 2019, a igreja passou novamente por um restauro. Da estrutura do telhado ao beiral da Igreja dos Reis Magos, tudo foi restaurado. O revestimento interno e externo ganhou um retoque de argamassa histórica, além de reforço na pintura a base de cal. Durante as obras, o sistema elétrico e os equipamentos hidráulicos também foram substituídos e as esquadrias, pisos, forros e elementos artísticos, conservados. O projeto, executado pelo Iphan-ES, teve contrapartida da Prefeitura Municipal da Serra (ES), com a restauração dos sinos da igreja. 

Mais história

Não tombados nacionalmente, mas igualmente importantes para a cidade estão a Igreja de Nossa Senhora Conceição, na Serra-sede, a Casa do Congo, o Museu Histórico da Serra também fazem parte da história do município.

Ainda na região da Serra-sede, no distrito de Queimado, tem a Igreja de São José do Queimado, também restaurada este ano se transformou num museu a céu aberto.

A história de Queimado, é nacionalmente conhecida, pela Insurreição do Queimado, quando em 19 de março de 1849 houve a revolta de escravos.

Em Carapina, tem ainda a Igreja de São João de Carapina e as ruinas de um casarão. Foi construída por jesuítas em 1584, no século XVI. Quem passa pela rodovia do Contorno de Vitória, na altura do TIMS consegue avistar a edificação.

A herança deixada por padre Braz Lourenço, responsável pela construção, completa este ano 436 anos de existência e é tombada como patrimônio histórico pelo Conselho Estadual de Cultura dede 1984.

Em Balneário de Carapebus, tem o Casarão Histórico que atualmente está em ruínas após um incêndio.Construído na década de 1950, o Casarão possuía 54 cômodos, interligados por túneis e passagens secretas. Lendas entre moradores antigos da região contam que o idealizador e primeiro dono era obcecado por segurança e seria simpatizante do nazismo.

Três vereadores deixam partidos de Pablo Muribeca e se unem a Audifax

Faltando pouco mais de uma semana para o encerramento do prazo de filiações partidárias, o meio político da Serra está agitado com a troca...

Especializada em içamento e movimentação de cargas, Sistermi completa 45 anos de mercado

Em 1979, nasceu na Serra, uma empresa destinada a se tornar um marco no setor de içamento e movimentação de cargas: a Sistermi. Quatro...

Tardezinha distribui ovos de Páscoa e faz alegria de 180 crianças capixabas

A Tardezinha, projeto do cantor Thiaguinho, e as produtoras culturais Aquarius e Booa Produções, fizeram a alegria das 180 crianças assistidas pela Creche da...

Eliziário Rangel exibe premiado filme francês neste sábado na Serra

O Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, promove neste sábado (30) uma memorável noite de cinema francês. Será exibido o aclamado...

Rodrigo Leal e Maiksuel agitam feirinha de Colina no fim de semana

Neste fim de semana, haverá uma programação especial de feriado na Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra. Nesta sexta-feira (29) e sábado (30),...

Escolhas saudáveis para uma Páscoa deliciosa

Com a temporada de Páscoa se aproximando, muitas pessoas se preparam para desfrutar de deliciosos ovos de chocolate. No entanto, é importante equilibrar o...

Kadu Vieira grava primeiro DVD na véspera de feriado

Claudio Magno Vieira Rosa mais conhecido no meio artístico como Kadu Vieira, “O Diferenciado”, é um jovem sonhador, nascido em Resplendor, Minas Gerais, que...

Inscrições abertas para cursos gratuitos na área de alimentação na Serra

Estão abertas as inscrições para três cursos gratuitos na Serra, na área de alimentação. As aulas são oferecidas pelo Senac a partir do 1º...