Mulheres que desejam se qualificar profissionalmente devem ficar atentas às novas oportunidades abertas na Serra. O Programa QualificarES Mulher Viva Mais está oferecendo 115 vagas de cursos profissionalizantes gratuitos no município. Além disso, outras 600 vagas estão disponíveis em diferentes cidades capixabas.
O objetivo da iniciativa é ampliar a independência feminina, valorizar o protagonismo das mulheres e oferecer capacitação em diversas áreas.
Os cursos disponíveis na Serra são para as seguintes áreas:
- Assistente Administrativo
- Maquiagem
- Informática Intermediária
- Inclusão Digital
- Design de Sobrancelhas e Cuidados com a Pele
- Macramê
- Artesanato Sustentável
As aulas serão realizadas em espaços de referência no município: o Centro de Referência de Atendimento às Mulheres (Cramvis), em Serra Sede, e as Casas da Rosa, localizadas em Feu Rosa e no bairro das Laranjeiras.
Leia também
As vagas são ofertadas pelo Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra (SEPPOM).
Além da Serra, há vagas disponíveis também em Anchieta, Castelo, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Marataízes, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muqui, Presidente Kennedy, São José do Calçado e Viana.
Como se inscrever nos cursos gratuitos?
As inscrições estarão abertas de 26 de agosto a 12 de setembro de 2025, pelo site do Qualificar ES.
- Resultado: 23 de setembro
- Matrículas: 24 e 25 de setembro
- Início das aulas: 30 de setembro
Podem participar mulheres a partir de 16 anos, moradoras da Serra, alfabetizadas e interessadas em conquistar mais autonomia.
Cadastro
Primeira vez no programa: acessar o site da Secti ES e criar um cadastro.
Quem já participou: basta fazer login e selecionar o curso desejado.
Incentivo da Prefeitura da Serra
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra, Lilian Mota, destacou a relevância da iniciativa.
“Cada curso ofertado representa uma porta que se abre para a autonomia feminina. Nossa prioridade é garantir que mais mulheres tenham acesso à qualificação, conquistando independência financeira e fortalecendo sua autoestima”, disse a secretária.

