Serra já tem 40 quilões registrados em bairros

Compartilhe:

 

Os sócios Diego Ribeiro e Gustavo Moreira investiram numa quintada em Laranjeiras ao perceber o aumento da demanda. Foto: Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Cada vez mais as pessoas estão procurando alimentos frescos, saudáveis e com um preço popular. Isso tem levado ao ressurgimento de quilões nos bairros que além das frutas, verduras e legumes frescas.

Na Serra existe 40 empresas cadastradas neste tipo de modalidade no sistema de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Outro destaque para a comercialização de produtos frescos são as feiras livres do município, são 39 cadastradas, sendo três delas de produtos orgânicos. Em média, 1.200 feirantes atuam neste comércio e garantem o sustento para suas casas.

Um dos quilões que está fazendo sucesso fica em Parque Residencial Laranjeiras, o Horti Capixaba. Ele tem apenas três meses de funcionamento e já está fazendo sucesso na comunidade. Segundo um dos proprietários, Diego Ribeiro, a procura por alimentos frescos tem aumentado e muito. “Vendemos frutas, legumes e verduras no nosso comércio e também fornecemos para restaurantes e empresas”, revela.

O sócio de Diego, Gustavo Moreira, disse que o estabelecimento funciona de segunda a domingo. “Abrimos de segunda a sexta-feira das 8h às 19h, nos sábados das 8h às 16h e nos domingos abrimos até às 12h”, conta.

A dona de casa e moradora do bairro Vista do Mestre, Filomena Silva, afirma que não deixa de comprar verduras nos quilões. “Eu me preocupo muito com a qualidade dos produtos e com o preço. E nas quitadas espalhadas pela cidade encontro as duas coisas”, destaca.

Mas de onde vêm os alimentos que abastecem estes comércios? Em entrevista concedida ao jornal Tempo Novo em fevereiro,  o então diretor técnico da Ceasa, Gilson Amaro, disse que a maior parte dos alimentos frescos que chegam a Grande Vitória vem dos municípios da região serrana do estado.

“Agrião, salsa, coentro, cebolinha, couve, repolho, alface, tomate. Tem ainda feijão, arroz, gengibre, frutas, entre outros. O Espírito Santo é autossuficiente na produção de verduras, cuja maioria da produção é da agricultura familiar. Os maiores produtores são, pela ordem, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Marechal Floriano e Santa Teresa”, afirma Gilson, que foi eleito prefeito de Santa Teresa.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também