
Neste sábado (04), das 8 às 16 horas, com o objetivo de trabalhar a prevenção e a redução dos agravos causados pela hipertensão, irá acontecer Programa Hiperdia em todas as Unidades de Saúde da Serra.
As equipes de saúde que atuam na Unidade Regional de Jacaraípe realizarão, com a equipe de enfermagem da Multivix-Serra, um dia de atendimento voltado para a orientação, cuidado e prevenção contra a hipertensão, atendendo a população da região.
A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é um problema de saúde pública, sendo os principais fatores de risco populacional para as doenças cardiovasculares, cerebrais e renais.
E para prevenir e reduzir as consequências da hipertensão, o Programa Hiperdia inclui ações voltadas para a educação em saúde, consultas médicas, atendimento com enfermeiros, nutricionistas e orientação ao exercício físico.
Entre os serviços que serão disponibilizados estão o cadastros para o programa, aferição de pressão, teste de glicemia, consulta com enfermeiro, além de orientações voltadas aos cuidados.
Não será necessário agendamento, no entanto, é imprescindível a apresentação de documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS, além do comprovante de residência.
Mais sobre o Programa Hiperdia
O acesso é via Unidade de Saúde. Os pacientes hipertensos e/ou diabéticos são cadastrados e acompanhados por meio do sistema informatizado e-SUS, que possibilita conhecer o número real desses pacientes no município. No caso de indicação, os munícipes são regulados para atendimento com especialistas.
De acordo com os organizadores do Programa Hiperdia, além das orientações, dos exames clínicos e laboratoriais, a Saúde da Serra também disponibiliza os medicamentos como insulina, lanceta e fitas para os diabéticos entre outros medicamentos, em todas as farmácias das Unidades Regionais de Saúde bem como em algumas Unidades Básicas.
Vacinação e preventivo
Também no sábado, na Unidade Regional de Jacaraípe, vai acontecer vacinação contra a Covid-19, Influenza, sarampo e demais vacinas de rotina. Segue tudo sem agendamento, mas também será necessário levar o documento, CPF ou cartão do SUS. No caso da vacinação infantil, também incluir o cartão de vacina das crianças, na lista dos documentos necessários.
O único serviço que será realizado com agendamento prévio será a coleta de preventivo, com 30 vagas.

