Serra faz alerta para risco de infestação de caramujo

Compartilhe:
Foto: Divulgação
Serra Caramujo
A Prefeitura da Serra emitiu alerta para o risco de infestação de caramujo africano na cidade. Crédito: Divulgação

Diversos bairros da Serra estão em alerta devido ao risco de infestação do caramujo africano (Achatina fulica), uma espécie invasora que prolifera durante o período chuvoso. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) informou que o acúmulo de água e matéria orgânica nesta época do ano favorece o aumento de pragas e doenças.

O caramujo africano é conhecido por transmitir a angiostrongiloidíase, doença que pode causar meningite em humanos. A transmissão ocorre por meio do muco deixado pelo molusco em superfícies durante sua movimentação.

Como agir em caso de infestação?

Em situações de grande infestação, os moradores podem acionar a Secretaria de Serviços pelo telefone 3251-5879, disponível das 7h às 17h, para solicitar o recolhimento dos animais, conforme apurado pelo Jornal Tempo Novo.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Recomendações da Prefeitura da Serra contra os caramujos

Para conter a proliferação do caramujo africano, a Sesa orienta a população a seguir as seguintes medidas de prevenção:

  • Não colete caramujos para consumo. Eles não são adequados para alimentação e podem transmitir doenças. 
  • Evite o acúmulo de lixo e descarte resíduos corretamente. O lixo atrai pragas como caramujos, roedores e baratas. 
  • Quebre conchas vazias encontradas, pois elas podem acumular água e servir de criadouros para mosquitos, incluindo o Aedes aegypti. 
  • Utilize luvas ao manusear os caramujos. Recolha os animais, coloque-os em sacolas bem fechadas para evitar fugas e descarte-os como lixo doméstico. 
  • Lave as mãos após o contato, mesmo que tenha usado luvas. 
  • Não utilize produtos químicos para combater os caramujos, pois podem causar danos ao meio ambiente e risco de intoxicação.

Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde, no setor de Pragas Urbanas.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também