A Serra está em alerta para a ocorrência de chuvas intensas, rajadas de vento e descargas elétricas entre esta terça-feira (17) e quarta-feira (18). O aviso foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e reforçado pela Defesa Civil da Serra.
De acordo com o Inmet, o aviso começou às 9h48 desta terça-feira (17) e segue até as 10h de quarta-feira (18). A previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h. O risco é considerado baixo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, mas exige atenção da população.
De acordo com apuração do TN, a Defesa Civil da Serra informa que o alerta vale para toda a Grande Vitória e que, na Serra, as chuvas podem chegar entre 30 e 50 milímetros, principalmente na quarta-feira (17). As precipitações podem ocorrer em curtos períodos, acompanhadas de raios e ventos fortes, o que aumenta o risco de alagamentos, enxurradas, quedas de árvores, deslizamentos de taludes e interrupções no fornecimento de energia.
Orientações à população
Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.
Leia também
A Defesa Civil da Serra reforça que os moradores devem evitar áreas sujeitas a alagamentos, manter distância de encostas e taludes e procurar abrigo seguro em situações de chuva forte, ventos intensos ou descargas elétricas. A autoproteção deve ser priorizada.
Contatos de emergência
A Defesa Civil da Serra funciona 24 horas por dia. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelos telefones:
- (27) 3338-1756
- (27) 99938-9500
- (27) 99949-8612
Também é possível buscar informações junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo 193.

