Serra em alerta de perigo para tempestade com granizo e risco de alagamentos

Compartilhe:
Foto: Gabriel Almeida | Arquivo Tempo Novo
São previstas fortes chuvas, vendaval e até queda de granizo nas cidades capixabas. Foto: Gabriel Almeida | Arquivo Tempo Novo

A partir desta terça-feira (17), o Espírito Santo entra em alerta para a possibilidade de chuvas intensas e riscos de vendaval. Pelo menos é isso o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O órgão publicou um alerta meteorológico para ocorrência de temporais em muitas cidades capixabas, inclusive, na Serra. Há possibilidade até de queda de granizo e grande risco de alagamentos no município.

De acordo com o instituto, o aviso foi iniciado às 10h desta terça-feira (17) e segue valendo até as 10 horas desta quarta-feira (18). Desta forma, nesse período, é necessário atenção devido às condições favoráveis para ocorrência de pancadas de chuva de moderadas a fortes.

Há risco potencial para chuva entre 20 e 30 mm/hora ou até 50 mm/dia; podem ocorrer também ventos intensos de 40 a 60 km/h; há risco de corte de energia elétrica, alagamentos e de descargas elétricas. Também é possível que ocorra queda de granizo em todo o território capixaba.

O instituto dá dicas para os moradores:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A Defesa Civil da Serra segue monitorando a situação da cidade e, nos casos de emergência, tem o plantão 24h que pode ser acionado no telefone (27) 9 9938-9500. O órgão municipal salienta que, em qualquer sinal de risco, os moradores precisam o acionar imediatamente.

Onda de frio intensa e dia mais gelado do ano na Serra

A onda de frio intensa que está de aproximando de todo o território brasileiro vai fazer a Serra registrar um recorde histórico de frio nesta semana. Isso porque institutos capixabas de meteorologia estão prevendo que a cidade tenha uma temperatura mínima de 12°C nos próximos dias. Esse será o dia mais frio dos últimos anos.

De acordo com o Incaper, tendências iniciais apontam que uma massa de ar polar deve avançar sobre o Espírito Santo entre terça-feira (17) e quarta-feira (18), o que pode resultar na queda acentuada das temperaturas e também na mudança da direção predominante dos ventos, que vão passar a soprar de sul/sudeste.

Além da massa de ar polar, o Estado enfrenta a passagem de uma nova frente fria. Isso vai fazer com que a Serra, por exemplo, tenha uma semana de quedas leves e bruscas na temperatura. De segunda (16) a quarta-feira (18), as temperaturas devem oscilar entre 19°C e 33°C.

Já na quinta-feira (19), haverá uma queda brusca de temperatura. A mínima vai cair de 19°C para 14°C. E na sexta-feira (20), é previsto o momento mais gelado dos últimos anos, onde a mínima pode chegar aos 12°C.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também