
A Serra foi escolhida como a primeira cidade brasileira a receber uma nova operadora de internet banda larga. Trata-se da Obvious Fibra, que anunciou o início de sua operação no país nesta terça-feira (5). A empresa chega a Serra oferecendo aos moradores o serviço de internet de ultra velocidade em 35 bairros da cidade, que é a maior do Espírito Santo em número de habitantes.
O projeto ainda é piloto, mas a proposta da Obvious Fibra é de conquistar 4 milhões de clientes nos próximos 5 anos. Inicialmente, a empresa vai operar utilizando a rede neutra de fibra óptica da V.tal. De acordo com o presidente e fundador da nova operadora, Gonzalo Fernández Castro, a Serra foi escolhida para o início das atividades por quatro motivos principais.
“Já possui uma boa estrutura de fibra óptica; não tem uma atuação tão forte de outros concorrentes; tem um perfil social (renda) e demográfico (população) que permite a nossa instalação; e, o mais interessante, observamos um alto índice de reclamações, principalmente em canais específicos nas redes sociais, da qualidade do serviço de internet banda larga prestado no município. Juntamos esses fatores, temos um algoritmo para isso, e escolhemos a Serra. É o perfil que queremos”, afirmou.
Ainda de acordo com o fundador, a Obvious Fibra é uma “tel-tech”, startup que está investindo no mercado de telecomunicações brasileiro, oferecendo um serviço diferenciado aos clientes. O termo “tel-tech” se refere a startup de telecomunicações que usa a tecnologia como principal diferenciador em relação às empresas tradicionais do setor.
Leia também
A estrutura que será utilizada pela nova operadora, a da V.tal é de uma empresa que comprou toda a fibra óptica da Oi. Atualmente, é a maior malha de rede neutra do país. Uma rede neutra é um modelo de aluguel de infraestrutura de rede óptica que fornece o serviço até a casa do cliente. Por ser neutra, ela permite que mais de uma operadora utilize a mesma rede e a ideia é que isso barateie o serviço.

Ainda de acordo com Gonzalo Fernández, a nova operadora tem a promessa de ser uma solução para os clientes insatisfeitos.
“O setor de telecomunicações, junto com o setor de serviços financeiros, são os que têm a maior quantidade de usuários insatisfeitos. Por isso, queremos ser a primeira tel-tech do Brasil que entrega o óbvio que ninguém oferece até este momento: internet veloz, acessível e de alta qualidade, com um preço transparente e justo, além de um serviço impecável ao cliente. Fazer o que tem que ser feito já é algo disruptivo no setor e a nossa proposta é ser a marca mais desejada em conectividade digital do Brasil, nos próximos anos”, afirmou.
Ao optar por alugar a infraestrutura de fibra ótica da V.tal, que é a maior do país com 15 milhões de casas passadas disponíveis para contratação de internet de fibra ótica e com plano de expansão para 32 milhões de casas passadas em 2025, a OBVIOUS Fibra não precisa realizar investimentos em infraestrutura de conectividade, direcionando todo o capital disponível na oferta de conteúdo, marketing e atendimento aos clientes, com um suporte tecnológico nativo. Com isso, consegue implantar todo o serviço em prazos menores, iniciando sua atuação comercial também de forma mais rápida.
“Uma das vantagens da rede neutra da V.tal é que ela favorece o surgimento de novas entrantes no setor de telecomunicações; ou seja, mais investimentos, mais empregos e mais opções para os consumidores. Possibilitar a entrada de um novo player no mercado de internet brasileiro consolida a nossa estratégia de atuação como empresa de rede neutra”, avalia Pedro Arakawa, Chief Comercial Officer da V.tal.
Período de degustação
A empresa inicia a sua operação na Serra oferecendo a seus primeiros clientes um “período de degustação” durante o primeiro ano, no qual o cliente recebe 500Mbps de velocidade ao contratar o pacote de 200Mbps.
Nos próximos seis meses, a Obvious vai expandir gradualmente a sua operação para 23 novas cidades, distribuídas por oito estados, das regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, mais o Distrito Federal, em parceria com a V.tal, que será a empresa responsável pela rede FTTH (fibra até a casa do cliente) em mais de 4,2 milhões de domicílios nessas localidades.

