
Com 90,07%, a Serra é a cidade mais transparente do Brasil, segundo levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES), referente ao ano de 2020. O município superou Vila Velha (87,12%), terceira colocada; a capital do Estado, Vitória, que obteve 86,60%, ficando em quarto lugar.
A avaliação refere-se à administração de Audifax Barcelos (Rede), prefeito da Serra até dezembro de 2020 e aos três primeiros meses da atual gestão, de Sérgio Vidigal (PDT).
A tabela traz ainda a evolução dos municípios no ranking e é possível verificar que, em 2017, a Serra ocupava a oitava posição, com 85,40%.
O levantamento é realizado nos Poderes Executivo e Legislativo dos municípios capixabas, assim como na Assembleia Legislativa (Ales), no Governo do Estado, no Ministério Público (MPES), no Tribunal de Contas (TCEES) e no Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), no período entre 26/10/2020 e 2/4/2021.
Leia também
Segundo dados do TC-ES, os objetivos desta fiscalização foram conhecer e avaliar a transparência ativa, bem como, fomentar a sua ampliação junto aos jurisdicionados. Os portais de transparência e sites institucionais das Prefeituras e Câmaras Municipais foram objeto de fiscalizações da Corte de Contas.
O ex-prefeito Audifax Barcelos foi procurado para comentar os resultados, mas até o momento não se manifestou.

