A Serra foi o terceiro município do Espírito Santo com maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim extraordinário da Defesa Civil do Espírito Santo. O volume registrado foi de 67,77 milímetros. O município mais atingido pelas chuvas no estado foi Rio Bananal, no interior, com um acumulado de 125,4 milímetros, seguido por Vila Velha, com 92,49 milímetros.
Ranking das cidades com maior volume de chuva no Espírito Santo:
- Rio Bananal: 125,4 mm
- Vila Velha: 92,49 mm
- Serra: 67,77 mm
- Santa Leopoldina: 58 mm
- Cariacica: 56,89 mm
Entre o fim da tarde e o início da noite da última terça-feira (7), a chuva causou transtornos em diversas regiões da Serra. A BR-101, no trecho próximo a Colina de Laranjeiras, ficou completamente interditada devido a alagamentos, gerando um grande congestionamento e complicando o trânsito no município. Além disso, bairros enfrentaram falta de energia elétrica, e avenidas ficaram inundadas, afetando a mobilidade.
Apesar dos transtornos, a Defesa Civil da Serra não registrou grandes ocorrências, como deslizamentos de terra.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em todo o Espírito Santo. Esse nível, que é o menor da escala de risco, está em vigor até às 10h desta quarta-feira (8). Durante o período, podem ocorrer precipitações de até 50 mm/dia e ventos com velocidades entre 40 e 60 km/h.
Defesa Civil da Serra em alerta
Diante do cenário das fortes chuvas, a Defesa Civil está com atenção redobrada. O serviço funciona 24 horas para os casos de emergência e pode ser acionado pelos telefones (27) 99938-9500 e (27) 99949-8612 (ambos com WhatsApp).
A Defesa Civil é um órgão de emergência que tem como principais eixos a prevenção, mitigação/preparação, resposta e reconstrução. Atua em casos de enchentes, deslizamentos, desmoronamentos e desabamentos, entre outros incidentes, sejam eles com causas naturais ou não.
Em caso de tempestades, a Defesa Civil orienta que os moradores evitem transitar ou permanecer em áreas de riscos, usar aparelhos telefônicos ligados à tomada e sair da residência diante da primeira suspeita de desabamento.