
Nos próximos dias, a Prefeitura da Serra vai começar a contactar os moradores do município que fizeram cadastro para castrar seus animais de estimação.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) até o momento duas clínicas foram credenciadas para a execução da castração dos animais no município e nos próximos dias os munícipes cadastrados serão contactados.
A Prefeitura explicou ainda que os critérios de acesso a castração, serão levados em conta a priorização de áreas com maior densidade populacional de animais, áreas com maior incidência de zoonoses, famílias que estão inclusas em programas sociais, animais comunitários, animais que estão sob guarda de ONG’s parceiras do programa, animais sob guarda de protetores independentes e proprietários que possuem maior quantidade de animais.
Na Serra, são cerca de 80 mil animais, entre cães e gatos. Destes, cerca de 16 mil vivem nas ruas da cidade. Este cálculo é feito de acordo com métricas da Organização Mundial de Saúde (OMS), e para conhecer o tamanho da população de cães de uma determinada cidade, estima, em países emergentes, a proporção média de cão/ser humano de 1:7 a 1:10 (WHO, 1990).
Leia também
Assim, com base nos dados do IBGE que estimou, em 2019, uma população de 517.510 habitantes para a Serra, calcula-se que naquele ano, havia 73.930 animais. Esses dados estão em consonância com a quantidade de animais vacinados na campanha antirrábica de 2018, que atingiu 59.293 cães e 9.459 gatos, totalizando 68.886 animais. Nestes dados, não estão inclusos animais que vacinaram em clínicas veterinárias.
Arca sem resgate
Já o Programa ARCA – Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos não tem previsão para voltar a funcionar, uma vez que não há vagas disponíveis no momento para novos resgates.
O programa ARCA foi lançado em janeiro de 2022 e desde sua criação atendeu cerca de 2.900 animais. Muitos dos animais, foram colocados para adoção por meio de feiras. Em fevereiro de 2022, 168 animais haviam sido adotados, sendo 134 cães e 34 gatos.
Quando em funcionamento, o programa Arca recolhe animais de pequeno porte (cães e gatos) em situação de rua em condições de maus tratos e também os abandonados. O programa vai desde o recolhimento do animal que está em situação de risco e maus tratos até a esterilização. No caso dos abandonados nas ruas, estes ficam abrigados, recebem cuidados, são vacinados, castrados e posteriormente liberados para a adoção.
O recolhimento de animais em situação de sofrimento pode ser solicitado pelo telefone 27 98166-0447 ou pelo aplicativo Colab.

