Categories: Saúde

Serra confirma quatro casos de Influenza e terá campanha de vacinação contra doença

Uma das UPAs da Serra fica em Carapina, próximo ao Terminal. Foto: Arquivo

Durante os dois primeiros meses deste ano, a Serra confirmou três casos de Influenza B e um caso de Influenza H3N2. A doença, conhecida popularmente como supergripe, é grave e pode levar o paciente a morte. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde que aguarda orientação do Ministério da Saúde para realizar a Campanha de Vacinação anual para grupos prioritários.

O Governo Federal decidiu antecipar a Campanha Nacional de Vacinação. A medida foi tomada por conta do novo coronavírus, o Covid-19, que já infectou dois brasileiros. Na Serra, houve um caso suspeito, mas que já foi descartado. O paciente, morador da Grande Vitória, está com Influenza.  No momento, existe um caso suspeito de coronavírus em investigação no Espírito Santo.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus. “A campanha acontecerá em âmbito nacional, como as anteriores. Dessa forma, espera-se que o vírus tenha menor propagação”, explicou o ministro.

Conforme anunciado pelo Ministério, na primeira etapa, serão vacinadas gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos, historicamente mais vulnerável. Após isso, devem ser incluídas outras categorias. Ao TEMPO NOVO, a Secretaria de Saúde da Serra informou que está aguardando as orientações do Governo Federal.

A campanha está prevista para começar no dia 23 de março. Nos anos anteriores, a imunização aconteceu sempre na primeira quinzena de abril.

Sobre a gripe Influenza

O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.

Se não for tratada a tempo, a gripe pode causar complicações graves e levar à morte, principalmente nos grupos de alto risco, como pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás